A orla de Fortaleza deve passar por uma verdadeira transformação até a Copa de 2014. A prefeitura da capital cearense lançou na última semana a maquete virtual da revitalização de 3,5 km da Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais da cidade que será uma das sedes nordestinas do Mundial de futebol.

O projeto que deve ser iniciado em 2012 e concluído até a Copa inclui até mesmo a construção de um bonde na orla da avenida. O passeio público terá também nova ciclovia, pista de cooper e quadras de esporte na areia.

Além dos novos equipamentos para passeio e esporte, a orla da capital cearense terá um novo espaço para feira de artesanato, mercado de peixes e espelho d’água no monumento do interceptor oceânico.

Assinam a revitalização os arquitetos Esdras Santos, Fausto Nili e Ricardo Muratori. A prefeitura de Fortaleza afirma que está finalizando o documento do edital e deve lançar a licitação no começo de setembro.

No total, o orçamento da revitalização é de R$ 102 milhões. Os recursos estão garantidos pelo Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), Ministério das Cidades e Ministério do Turismo.

(Portal da Copa)