Em guerra contra a chamada “ala histórica” do partido, o grupo ligado ao clã Ferreira Gomes no PSB cearense inicia hoje, às 9 horas, um “ciclo de debates” para tentar construir um “projeto socialista” para Fortaleza, de olho na eleição municipal de 2012. O lugar escolhido para a discussão foi o mesmo que, duas semanas atrás, sediou encontro da corrente adversária: a Casa de José de Alencar, espaço reivindicado pelos Novais como “tradicionalmente ocupado pelos (membros) históricos”.

O grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes tenta medir forças com o setor alinhado aos também irmãos Eliane e Sérgio Novais. A relação nunca foi das mais harmoniosas no partido, mas se agravou depois que o governador demonstrou simpatia pela possível candidatura do petista Camilo Santana à Prefeitura. Em reação, a deputada estadual Eliane Novais lançou seu nome na disputa, azedando ainda mais o clima.

Ciclo de debates

No encontro de hoje, o PSB cidista deve começar a montar os possíveis cenários para a manutenção da aliança com o PT em 2012. Os petistas são hoje os principais aliados do Governo Cid, mas os Ferreira Gomes alertam que só apoiarão a sigla caso concordem com o nome escolhido para a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).

 Segundo o deputado estadual Sarto Nogueira, da ala cidista, ainda não é hora de discutir candidatura própria, como querem os Novais. “O partido precisa procurar formatar um projeto. E como é que vamos discutir pré-candidatura se somos parceiro de governo do PT?”, questionou o parlamentar.

O discurso é contestado pela vertente oposta, que critica até a intenção “socialista” do projeto cidista. “Qual é o olhar socialista que eles podem ter? Nós somos socialistas de formação, eles não. Ali há uma visão elitista, oligárquica, conservadora”, disparou a deputada.

Em tom conciliador, o deputado Sérgio Aguiar diz que o mal estar no partido é visível, mas que “a disputa é salutar”. Aguiar disse esperar que a direção do PSB de Fortaleza, encabeçada por Sérgio Novais, compareça ao evento, pois “há membros do diretório municipal insatisfeitos com a atual direção”. Apesar do “alerta”, Eliane descartou participação.

O racha deverá ser mantido até possível intervenção nacional do PSB ou até o prazo legal para definição de candidaturas – que se encerra em meados de junho de 2012 –, quando o partido poderá ter de fazer eleição interna para definir, no voto, que postura será adotada.

SERVIÇO

Encontro da ala cidista do PSB sobre eleições 2012

Horário: 9 horas

Local: Casa de José de Alencar

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

 

Sérgio Novais e Cid Gomes, presidentes municipal e estadual do PSB, respectivamente, têm histórico de atritos mútuos. Sérgio foi contra a entrada de Cid na sigla, por suposta resistência ideológica e guerra de forças.

 ENTENDA O RACHA

No início de 2011, em um evento do Governo, o chefe do Executivo estadual, Cid Gomes, destacou a presença de seu secretário das Cidades, Camilo Santana, e pediu que a população “prestasse bastante atenção” ao nome dele, que já “havia feito muito pelo Interior e ainda poderia fazer mais pela Região Metropolitana de Fortaleza”.

O gesto foi interpretado pelo grupo do presidente municipal do PSB, Sérgio Novais, como uma manifestação de apoio antecipada a uma possível candidatura de Camilo, que, apesar de ser do PT, é mais ligado aos Ferreira Gomes que a maior parte das correntes petistas.

Diante disso, em uma sessão na Assembleia Legislativa ocorrida em maio deste ano, a deputada estadual Eliane Novais colocou-se “à disposição do PSB” para a disputa pela Prefeitura em 2011. A pré-candidatura ganhou apoio de membros da chamada “ala histórica” e provocou a ruptura interna na sigla.

(O Povo Online)