Na capital, Oslo, uma explosão no centro da cidade matou pelo menos sete pessoas, deixou dois feridos e danificou seriamente prédios do governo. Em um incidente separado, um atirador abriu fogo contra um acampamento de jovens do Partido Trabalhista norueguês, nos arredores de Oslo, atingindo “várias pessoas”, segundo um porta-voz. De acordo com a imprensa local, pelo menos quatro jovens foram mortos no local.
O ataque em Oslo ocorreu no meio da tarde (horário local), segundo a imprensa norueguesa. De tão forte, a explosão pôde ser vista e ouvida à distância. O funcionário do governo Hans Kristian Amundsen disse que ainda havia pessoas presas nos edifícios atingidos pela explosão. Amudsen se recusou a dar detalhes a respeito mas disse que essa é a “pior situação” que o país já viu.
O edifício do escritório do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, foi atingido na explosão. De acordo com a agência local de notícias NTB, o premiê está em segurança. A porta-voz do governo Camilla Ryste confirmou a informação à AP.
Cerca de duas horas mais tarde, um atirador vestido com uniforme policial atirou contra os jovens na ilha de Utoya. Segundo Per Gunnar Dahl, porta-voz do partido, o homem começou a atirar contra jovens reunidos para o acampamento anual da legenda. Ele disse que cerca de 700 pessoas, a maioria entre 14 e 18 anos, estavam no local.
(Estadão Online)