A devoção a padre Cícero em Juazeiro do Norte gerou o nome de cerca de 75 mil habitantes da cidade, que completa 100 anos de fundação nesta sexta-feira (22).  Cerca de 30% da população do município, de 250 mil habitantes, chama-se Cícero ou Cícera, segundo levantamento feito pela TV Verdes Mares Cariri nos cartórios de Juazeiro do Norte.

“Meu nome é Cícera Ramone Lima, recebi esse nome por conta de uma promessa que minha mãe fez ao padre Cícero”, diz uma adolescente. “Meu nome é Cícero Jackson porque eu nasci no dia do aniversário de padre Cícero, 4 de maio, e minha mãe fez essa homenagem a ele”, diz outro jovem que a TV Verdes Mares Cariri encontrou na Praça Cícero.

O casal Josimar Ferreira e Tailane quer perpetuar a tradição dos Cíceros na cidade e batizou o filho recém-nascido com o nome do padroeiro da cidade. “Decidimos fazer essa homenagem e acho que ele vai até gostar quando crescer”, diz o pai.

“Contabilizar o número de Cíceros da cidade seria bastante trabalhoso. São muitos, muitos”, diz o tabelião do Cartório Pereira Luciano Roberto. Mais de 250 crianças são registradas no cartório a cada ano com o nome do fundador de Juazeiro do Norte. O Pereira é o cartório da cidade mais procurado para o registro de nascimento.

(G1)