Reconhecida como a maior rede social do mundo, o Facebook vem apresentando números impressionantes de novos usuários e marcas que aderiram à plataforma como ferramenta para alavancar os negócios. A F.biz, uma das maiores agências da era digital, divulgou o ranking nacional das empresas brasileiras com o maior número de fãs.

 No total, a pesquisa contempla as 500 marcas mais famosas no Brasil, número que quadruplicou em relação à primeira pesquisa, divulgada em outubro de 2010.  Com mais de 700 milhões de usuários no mundo, a quantidade de pessoas na plataforma cresceu mais de 100 milhões em apenas um ano. Deste montante, o Brasil representa apenas 3% desse número, com 22 milhões usuários (segundo o Comscore), dados ainda tímidos perto do líder Estados Unidos, que tem hoje mais de 150 milhões de usuários.

Resultado Top10 

De acordo com a pesquisa, no Top10 das maiores fanpages brasileiras estão: Peixe Urbano, L’Óreal Paris Brasil, Nike Futebol, Guaraná Antárctica, Privalia Brasil, Oral-B Brasil, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Smirnoff Brasil, AZUL Linhas Aéreas Brasileiras e Sonny Music Brasil.

Para se ter uma ideia, o País conta com mais de 500 empresas interagindo e se preocupando com a percepção dos consumidores nas redes sociais. Portanto, para chegar a esse a equipe especializada em redes sociais acompanhou o crescimento delas no Facebook e pesquisa-las durante um mês.

“As empresas têm investido cada vez mais nessa plataforma. Com o crescimento expressivo no Brasil, a expectativa é que esse número passe de centenas para milhares no próximo ano”, afirma Roberto Grosman, sócio e responsável por canais e engajamento da F.biz.

Diante do resultado foi possível constatar também que as empresas do segmento de bens de consumo são as que recebem maior reconhecimento dos brasileiros. O resultado e demais informações a respeito do levantamento podem ser conferidos pelo site  http://www.fbiz.com.br/portfolio/ranking-facebook-br.

(Revista No Varejo Online)