O escândalo de corrupção envolvendo a Fifa parece não ter fim. Jérôme Valcke, secretário geral da entidade, admitiu nesta segunda-feira que enviou um e-mail a Jack Warner, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa, no qual afirmava que o Qatar “havia comprado” a Copa do Mundo-2022.
No domingo, Warner divulgou que Valcke havia lhe enviado um e-mail no qual dizia que o país asiático teria comprado o direito de receber o Mundial em 2022. O vice-presidente da Fifa foi suspenso de todas as atividades ligadas ao futebol por seu suposto envolvimento em um escândalo de corrupção.
Os e-mails trocados por Warner e Valcke se referiam a Mohamed bin Hammam, presidente da Confederação Asiática (AFC) e ex-concorrente à presidência da Fifa. O qatariano desistiu de disputar o cargo com Joseph Blatter (atual presidente da entidade) e também foi suspenso.
Bin Hammam e Warner foram acusados de participar de um esquema de compra de votos. Suspeita-se que o presidente da AFC teria oferecido 40 mil euros para cada entidade em troca de votos na eleição para a presidência da Fifa. Além deles, dois funcionários da União de Futebol Caribenho (CFU, na sigla em inglês) também teriam participação no suposto esquema.
“Era um e-mail privado e vamos discutir sobre isso”, afirmou Valcke. O secretário geral da Fifa disse que Warner divulgou apenas “partes selecionadas” do texto enviado e negou as acusações feitas tanto pelo presidente da Concacaf como por Bin Hammam de que teria influenciado a comissão de ética da Fifa a se posicionar contra eles.
Blatter, por sua vez, escapou de sanções da comissão de ética e terá caminho livre para se reeleger mais uma vez à presidência da Fifa. A eleição será realizada nesta quarta-feira.
O grupo também considerou Ricardo Teixeira e outros três dirigentes “limpos” de quaisquer acusações de suborno. O presidente da CBF era suspeito de ter recebido propina em benefício da candidatura da Inglaterra para sediar a Copa do Mundo-2018. A Rússia foi o país escolhido para organizar este Mundial.
(Uol)
QUEM É QUE PODE DUVIDAR DO FAVORITISMO ARBITRÁRIO PELO EIXO RIO-SÃO PAULO, TB NÃO EXISTE LÁ QUEM SABE UM DINHEIRO POR DE BAIXO DOS PANOS? VAI SABER HEM? ASSIM COMO OS ESCÂNDALOS QUE TEM BOMBADO NOS ÚLTIMOS TEMPOS NOS NOTICIÁRIOS “DAQUI ATÉ LÁ MUITAS ÁGUAS HÃO DE ROLAREM POR BAIXO DA PONTE”, BOM, O TEMPO É QUEM VAI REALMENTE SE ENCARREGAR DE DIZER SE ESSAS SUSPEITAS TEM ALGUM TIPO DE FUNDAMENTO OU NÃO, ESPERO QUE NÃO VENHA SER MUITO TARDE PRA ISSO.
SÓ SEI DIZER QUE BELO HORIZONTE E SALVADOR (VÍTIMAS DE PRECONCEITOS POR PARTE DA FIFA E DA CBF), COM TODA A SUA CAPACIDADE E ESFORÇOS TÊM SIDO PREJUDICADAS. INFELIZMENTE AINDA NÃO CONSEGUIRAM VENCER AS DISSIMULADAS VISTAS-GROSSAS DAS DUAS ENTIDADES. QUE PENA, SE AMBAS AS CIDADES JÁ FOSSEM CLASSIFICADAS PELO MÉRITO E PELOS ESFORÇOS PRÓPRIOS, ESSA NOVELA JÁ TERIA OS SEUS DEVIDOS CAPÍTULOS DEFINIDOS, POUPANDO A TODOS DO DESGASTE DESNECESSÁRIO E ATÉ DO RISCO DO BRASIL FAZER FEIO (VEXAME)…
SALVADOR FICA COM A ABERTURA E BELO HORIZONTE COM O ENCERRAMENTO E VICE/VERSA.