Alagoas Negócios

Degustar um bom vinho é quase um ritual. E até chegar ao momento de saboreá-lo, é preciso ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença para um bom paladar. Por exemplo? Para tomar um vinho tinto, a temperatura ideal deve está entre 14º a 18º centígrados; já o vinho branco – mais suave, doce e muito apreciado pelas mulheres – exige temperatura entre 6º a 9º. As dicas foram dadas ao público presente à palestra Viagem pelo mundo dos Vinhos, pelo sommelier e instrutor do Senac Alagoas, Fernando Peron. O evento lotou o auditório da Unidade Poço, nesta quarta-feira, às 19h.

Se o paladar agradece o sabor de um bom vinho, todo o corpo se beneficia de seus efeitos. “Faz bem para o coração, previne o mal de Alzheimer , retarda o envelhecimento e auxilia no emagrecimento”, afirmou Peron, ressaltando que os benefícios são sentidos se o hábito de tomar o vinho for contínuo. A quantidade ideal para perceber esses efeitos no corpo? 1 taça ao dia. A explicação para tantos benefícios encontra-se nas substâncias encontradas na casca das uvas, a exemplo dos polifenóis, extraídos durante o processo de vinificação. O resveratrol – poderoso antioxidante e anti -inflamatório – é encontrado no vinho tinto e em maior quantidade nos tipos Cabernet, Sauvignon e Merlot.

A Viagem pelo mundo dos Vinhos prosseguiu com os participantes conhecendo o contexto histórico dessa bebida, a produção nos mais variados países, os tipos e preços. Peron destacou que um bom vinho pode custar R$ 10 mil e deu dicas também sobre a sua conservação e armazenamento. Ao final da palestra, o público degustou os vinhos Fumées Blanches (francês) e Sauvignon Blanc(chileno).

Com 12 anos de experiência na área e formação de sommelier, barman, garçom e bartender, Peron ministra aulas no Senac-AL há 6 anos. Além de palestras com orientações à população, a área de Gastronomia do Senac Alagoas dispõe de uma programação variada de cursos para quem pensa em aprimorar os dotes culinários ou ter uma ocupação que gere uma renda extra. Mais informações sobre os cursos com inscrições abertas pelos telefones 2122-7801 e 0800 082 2005.

Anúncios