O Ministério da Educação (MEC) confirmou, na manhã desta quarta-feira (18), que a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, conforme previsto.

A data da outra prova, agendada para maio de 2012, também deve ser divulgada nesta quarta, durante coletiva de imprensa. Os prováveis dias são 5 e 6. Com esta segunda prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.

Pré-requisito

Em 2009, o Ministério deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Para participar do ProUni é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. Ao todo, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Redação Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil