FORTALEZA – O açude Orós, o segundo maior do Ceará, deve começar a sangrar nesta terça-feira. Localizado em Orós, a 410 km de Fortaleza, o reservatório amanheceu nesta terça-feira com 99,2% de seu volume máximo. Faltam somente sete centímetros para o Orós encher, segundo a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, Vandiza Sucupira.

– A gente acredita que sangre a partir de hoje à noite e amanheça sangrando na quarta – diz ela.

O açude barra a água do Rio Jaguaribe. A água armazenada pode ser usada para abastecimento humano e plantio irrigado. Nas últimas semanas as chuvas se intensificaram na região e o açude Orós eleva diariamente o seu volume.

Orós costuma atrair turistas e curiosos à sua barragem nos períodos de sangria. Em 2009, o reservatório sangrou por mais de 100 dias. Visitantes do Ceará e de outros estados passaram pelo açude.

Dados da Cogerh indicam que, na manhã desta terça-feira, há 37 açudes sangrando no Ceará e outros 18 com mais de 90% de seu volume máximo.São mais de 100 reservatórios monitorados no estado, com medições diárias. Nas maiores barragem as medidas são tiradas duas vezes ao dia.

(O Globo Online)