Hábitos como fumar, dormir pouco e não proteger a pele do sol contribuem para o aparecimento precoce de rugas e marcas  
 

 

Envelhecer é natural e irreversível. Mas na maior parte das vezes o processo é apressado por nossa própria culpa. Confira os hábitos que mais contribuem para o aparecimento precoce de rugas e marcas.

 

Fumar

O cigarro diminui a oxigenação da pele, deixando-a grossa e amarelada.  Para piorar, ele ainda acelera a perda de colágeno e, consequentemente, favorece a flacidez. O ato de fumar também provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos.

 

Estresse

Quando estamos estressados, aumenta a liberação de corticóide endógeno e adrenalina. O resultado é uma pele mais oleosa e propensa à acne. O estresse também deixa a pele mais indefesa, favorecendo a aparição de infecções como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

 

Poluição

A sujeira do ar aumenta a formação de radicais livres que agridem a cútis. Para se proteger da poluição, é essencial higienizar, hidratar e proteger a pele com filtro solar diariamente.

 

Falta de Água

A falta de líquido deixa a pele flácida e sem viço. Por isso é tão importante beber pelo menos dois litros de água por dia.

 

Sem Proteção Solar

A exposição solar sem a devida proteção é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. A radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. O protetor precisa ser usado todos os dia com um fator mínimo 30.

 

Excesso de Açúcar e Gordura

Em excesso, o açúcar acaba com a função de elasticidade do colágeno, deixando a

pele flácida e com rugas. A gordura em excesso, por sua vez, se acumula de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.

 

Falta de Sono

Durante o sono, produzimos hormônios rejuvenescedores, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Quando não dormimos esses hormônios não são produzidos e a pele ainda ganha as temíveis olheiras.

 

Sedentarismo

A prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele, além de combater o estresse e melhorar a qualidade do sono. Outros benefícios são o combate à flacidez, à celulite e à gordura localizada.

(Portal Terra)

Anúncios