No calendário cristão Ocidental, a Quarta-Feira de Cinzas é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória e efêmera vida humana. Pela tradição católica, a comemoração acontece quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma).

Seu calendário muda a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode ser no começo de fevereiro até a segunda semana de março. A tradição religiosa mostra que alguns cristãos tratam a Quarta-Feiras de Cinzas como um dia pra lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Nas missas realizadas neste dia os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que celebra a cerimônia.

A Quarta-Feira de Cinzas ganhou esse símbolo por ser o fim do carnaval. O período de festas surgiu quando a Igreja Católica implementou a Semana Santa, no século 11, antecedida por 40 dias de jejum (que é a Quaresma,). Isso incentivou as diversas festividades que se concentravam nos dias antes da Quaresma, como a Terça-Feira Gorda (ou Mardi Gras, que é sinônimo de carnaval nos EUA).

(Portal PB Agora)

Anúncios