Recife já está com tudo pronto e na contagem regressiva para o Galo da Madrugada deste ano que terá uma programação de peso, com a meta de quebrar seu próprio recorde e levar 1,6 milhão de foliões às ruas dos bairros de São José e Santo Antônio, no centro do Recife, neste sábado, dia 5 de março. Serão 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras de chão, passistas e cabeções juntos em uma folia que tem a cara de Pernambuco: democrática, aberta, sem cordão de isolamento e com diversão gratuita garantida para todos. 

A movimentação de pessoas no centro do Recife, no sábado de carnaval, dura todo o dia. Os foliões começam a chegar pela manhã – já por volta das 6 horas começa a concentração da multidão fantasiada que vai acompanhar a saída oficial do bloco, que acontece pontualmente às 9 horas, com a queima de fogos e a largada dos trios elétricos. A festa com mais de 600 músicos tem animação certa até às 19 horas, culminando com a apoteose na Avenida Guararapes, quando a multidão reverencia o maior símbolo do carnaval pernambucano: o Galo gigante montado na Ponte Duarte Coelho. 

Uma das grandes novidades do desfile deste ano é a escolha da primeira Musa do Galo: a modelo e dançarina pernambucana Wanessa Mattos. A partir de 2012 a escolha será feita por concurso. 

Em seu 34ª desfile, o Galo da Madrugada homenageia os pernambucanos que estão distantes adotando como tema o título do frevo de Luiz Bandeira, “Voltei, Recife!”, uma das canções mais representativas do repertório da Folia de Momo na cidade.

 (Google News)