Os foliões do Sudeste não devem ter medo da previsão do tempo no Carnaval 2011, mesmo que chova isoladamente em alguns lugares da região. Em São Paulo, a possibilidade de chuva é pequena e as agremiações não enfrentarão transtornos no Anhembi. No Rio de Janeiro, poderá chover, mas o risco é baixo durante o Carnaval na Sapucaí. Já no Espírito Santo e em Minas Gerais, onde a diversão ficará por conta dos blocos, a previsão é de tempo nublado e com várias pancadas de chuva. Confira abaixo a previsão completa, de acordo com informações do Climatempo.

São Paulo e os desfiles no Anhembi
Nesta sexta-feira (4), há condições para chuva na maioria das áreas do litoral e do interior do Estado. Na Grande São Paulo, a sexta-feira será nublada pela manhã, mas o sol deve aparecer à tarde, entre muitas nuvens.

De sábado até a segunda-feira, o sol volta a predominar e a temperatura sobe. Nesses dias, há possibilidade de pancadas de chuva no norte do Estado, mas só a partir da tarde. Na terça e na quarta-feira, todo o Estado terá sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

Já os desfiles das escolas de samba devem acontecer sem transtornos por conta do tempo. A noite de sexta-feira e a madrugada do sábado devem ser com muitas nuvens, mas a possibilidade de chuva é muito pequena. A temperatura fica amena e o público poderá sentir um pouquinho de frio.

Na noite do sábado e na madrugada do domingo, a cidade de São Paulo também terá muitas nuvens, mas não deve chover. A temperatura fica agradável, com tendência de elevação em relação à noite de sexta-feira.

Rio de Janeiro e os desfiles na Sapucaí
A partir do sábado, as áreas de instabilidade devem enfraquecer sobre o Estado do Rio de Janeiro, mas infelizmente isto não significa que a chuva vai parar de vez e o tempo vai ficar firme. O sol deve reaparecer durante o sábado de Carnaval, mas entre muitas nuvens. A chance de chuva ainda será alta à tarde e à noite.

Para o domingo, a expectativa é de que todo o Estado do Rio de Janeiro tenha maiores períodos com sol. A partir do meio da tarde, todas as regiões fluminenses ficam sujeitas a pancadas de chuva.

No Grande Rio também pode chover na noite do domingo. A previsão inicial é de chuva fraca a moderada, mas que poderá atrapalhar algumas escolas.

A chance de chuva na madrugada da segunda-feira de Carnaval é pequena. O Grande Rio deve ter sol na maior parte do dia, sempre junto de nuvens, mas a possibilidade de chuva é baixa. O risco de chuva é baixo durante os desfiles das escolas de samba na noite de segunda-feira e na madrugada de terça-feira.

Durante a tarde e noite de terça-feira e na quarta-feira de cinzas, o Estado do Rio de Janeiro deve ter um novo aumento de nebulosidade e das condições de chuva.

Minas Gerais
As áreas de instabilidade de uma frente fria já estão influenciando Minas Gerais e vão permanecer sobre o Estado durante o Carnaval.

Para a Grande Belo Horizonte e para a região da Zona da Mata, a previsão é de tempo chuvoso nesta sexta-feira e no sábado de Carnaval. De domingo até a quarta-feira, a região da capital mineira terá alguns períodos com sol, mas sempre com muitas nuvens e as pancadas de chuva ainda serão freqüentes, principalmente, à tarde e à noite.

A região do Triângulo Mineiro e o Sul de Minas terão predomínio de céu nublado e chuva nesta sexta-feira. A partir do sábado, o tempo melhora com sol e muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Para o norte mineiro, região do vale do rio Doce e do Jequitinhonha passam o fim de semana de Carnaval com céu nublado e várias pancadas de chuva que podem ser fortes.

A partir da segunda-feira, estas áreas voltam a ter períodos com sol, mas a pancadas de chuva continuam.

Espírito Santo
O sol vem predominando no Espírito Santo esta semana, mas uma frente fria avança para o estado e fecha o tempo no começo do Carnaval. A previsão é de que todo o Espírito Santo fique nublado e com várias pancadas de chuva no fim de semana de Carnaval. A chuva poderá ser forte também na Grande Vitória, mesmo com a expectativa de aberturas de sol na região durante o domingo.

Na segunda e na terça-feira de Carnaval, o Espírito Santo já terá períodos com sol, mas muitas nuvens e as pancadas de chuva ainda vão acontecer por todo o Estado, principalmente à tarde e à noite.

(Portal Terra)