Para quem não vai viajar durante o feriadão de Carnaval, uma boa notícia: 70% dos bares e restaurantes de Fortaleza funcionarão normalmente de sábado à Quarta-Feira de Cinzas, bem como todos os supermercados. Os 30% dos bares e restaurantes restantes fecham entre segunda-feira e quarta-feira pela manhã.

A garantia é do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel), Augusto Mesquita. Segundo o presidente da Abrasel, como muitos fortalezenses permanecem na cidade e o número de turista têm crescido, muito proprietário tem preferido faturar no período. A expectativa dos hotéis, para se ter ideia, é de 94% de lotação.

“Quem abre fica com o estabelecimento lotado. A Abrasel orienta que todos funcionem, mas são eles que decidem se vão ganhar ou não”, afirma Mesquita. Ele diz que os bares e restaurante que funcionam normalmente no Carnaval faturam pelo menos 15% a mais que o faturamento habitual.

Preparo

O presidente da Abrasel reconhece que os bares e restaurantes que resolvem abrir em dia de folia ficam lotados, mas ressalta que os estabelecimentos estão se preparando cada vez mais para atender à demanda. “Geralmente não se contrata mais ninguém para o Carnaval, mas se deixa o estoque bem abastecido”, afirma.

O gerente de alimentos e bebidas do restaurante do Hotel Oásis Atlântico, Joselino Bezerra, disse, que o hotel dobrou não só o estoque, mas também o número de garçons para atender com folga aos clientes.

“Tivemos que nos preparar assim, porque o número de hóspedes duplicou do ano passado para cá”, declarou o gerente. São esperados 550 hóspedes para o Carnaval. Joselino ressalta que o estoque maior é de lagostas, camarões e peixes. “São os pratos preferidos de quem vem de fora”, conta.

Diferente dos bares e restaurantes, todos os supermercados de Fortaleza vão funcionar normalmente durante o feriadão. E, de acordo com o presidente Associação Cearense de Supermercados Acesu), Aníbal Feijó, “estão todos preparados para o período”.

A corrida pelas compras começou ontem e deve ir até sábado ao meio-dia, aumentando o faturamento dos supermercados em até 30% , em relação ao mesmo período do ano passado. “É o terceiro melhor feriado para o setor”, afirma Feijó, reiterando que os estoques de lanches (queijo, presunto, pão e bebidas), que são os produtos mais vendidos, foram “todos bem reforçados”.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Carnaval de Fortaleza tem ganho força nos últimos anos. A tendência se afirma com programação mais constante de bons shows na Praia do Aterrinho, divulgação maior da cidade e dos hotéis Brasil afora.

(Luar Maria Brandão – O Povo Online)