Tianguá, Ubajara, São Benedito, Viçosa do Ceará e Carnaubal são municípios da Serra da Ibiapaba conhecidos pela animação durante os dias de Carnaval. Na cidade de Tianguá, a festa se realiza no polo de lazer Régis Diniz, que tem dois palcos, camarotes e praça de alimentação. Há festa também para crianças, no domingo de Carnaval. Em São Benedito, pelo décimo quinto ano será realizado o Benefolia que se realiza na praça central do município que fica a 332 quilômetros de Fortaleza. A folia começa na sexta-feira, 4, e termina na madrugada da quarta-feira, 9. 

“Alegria e segurança fazem parte da nossa festa” é o slogan de Ubajara, também na Serra da Ibiapaba, que realiza o Carnaval Ecológico na avenida Monsenhor Gonçalo Eufrásio, do sábado, 5, a quarta-feira, 9. Vão animar os foliões as bandas Patrulha, Estourado, Maria Baiana, Levada da Breca, Chicabana, Psiu, Frenesi e Camila Vitoriano. O Carnaval das Crianças será na terça-feira, a partir das 17 horas, com samba e chorinho. Na quarta-feira de Cinzas, tem animação com as bandas Forró Real e Lapada, na Cachoeira do Boi Morto.

Em Viçosa do Ceará, a semana que passou foi de planejamento para a “Campanha Carnaval 2011 – Carnaval e Curtição Combinam com Prevenção”. O objetivo da prefeitura é prevenir e combater o uso de drogas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, as doenças sexualmente transmissíveis, violência no trânsito e o abuso sexual. O Carnaval de todos os ritmos se realiza no centro da cidade.

Litoral Oeste

A banda baiana Phaphirô será uma das atrações do Carnaval em Camocim, no Litoral Oeste do Estado. As bandas Furacão do Forró e Garota Safada estarão na folia entre os dias 5 e 8 de Março. Para quem quer mais tranquilidade ainda tem a opção da praia de Tatajuba, no município. (Colaborou Amaury Alencar)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A maioria dos municípios cearenses promovem festas no período de Carnaval em praças, clubes, às margens de açudes e proximidades
de cachoeiras, como ocorre nas cidades da Serra da Ibiapaba. A folia é animada por bandas de axé music e de forró.

SAIBA MAIS

Em Várzea Alegre, na Região Centro-Sul, a folia começa às 16 horas de sábado próximo com a concentração de blocos e o mela-mela no centro da cidade. Após o desfile dos blocos tem a abertura oficial do “Carnaval da Alegria” com a coroação da rainha e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e show na praça central.

No domingo, tem o desfile da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, formada por agricultores de Várzea Alegre, seguindo-se dos cordões de frevo com atrações locais e regionais. Na segunda-feira, tem o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol, cordões de blocos e frevo e a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro volta a desfilar na terça-feira, 8, seguindo-se o Bloco das Virgens. Todos os dias tem shows de forró e axé music.

Em Brejo Santo, à noite, na Praça Chico Leite, haverá apresentação das bandas Zazuêta e Papo de Playboy, a partir das 22 horas. No domingo pela manhã a festa recomeça com desfile de blocos pelas principais ruas da cidade. Os organizadores aguardam cerca de 25 mil foliões na cidade durante os dias de folia carnavalesca.  

(Rita Célia Faheina – O Povo Online)

Anúncios