A menor cidade do Brasil tem a maior participação do mundo no Facebook
93% dos 805 habitantes de Borá (SP) já estão cadastrados na rede social – proporcionalmente, a maior porcentagem de um município

Edison Veiga, O Estado de S.Paulo

Se os entardeceres com as cadeiras nas calçadas, os bate-papos pela janela e os rolês pela pracinha nas noites de sábado vão continuar, só o tempo vai dizer.

Mas uma pequena revolução vem acontecendo em Borá, município paulista que detém o título de menor do Brasil, com 805 habitantes.

Desde dezembro, toda a sua população vem sendo cadastrada na rede social Facebook – com 93% já integrada ao site, é, proporcionalmente, a cidade com maior penetração do Facebook em todo o mundo.

Jovens deixaram de brincar na praça para ficar na internet; 12,5% da população usa lan house diariamente.

“Fui recenseador do IBGE aqui, então usei a mesma rota para ir de casa em casa”, conta Igor Henrique Favato Bregolato, de 21 anos, um dos 15 “cadastradores de Facebook” da cidade.

Ele mesmo não participava da rede social antes do projeto – agora a utiliza para trocar fotos com os amigos, combinar festas e “rever” parentes que moram longe. Segundo ele, é muito difícil o boraense não aderir à novidade. “Somente alguns mais idosos, que têm resistência mesmo a usar o computador”, diz.

Além de ser uma cidade muito pequena, a ideia de inseri-la totalmente no Facebook foi facilitada por um fator: há cinco anos, a prefeitura disponibiliza conexão gratuita à internet para toda a população. “É o nosso projeto de inclusão digital”, comenta o responsável pela área de informática da prefeitura, Anadelson Pedro da Silva.

Resultado: em 70% dos lares boraenses, há pelo menos um computador.

E quem não tem? Há uma espécie de lan house comunitária, com seis computadores à disposição.