A prefeita Luizianne Lins (PT) anunciou ontem que o Estádio Presidente Vargas (PV) será inaugurado no próximo dia 20 de março. O anúncio ocorreu na casa de shows Kukukaya, durante a festa de aniversário de 31 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), cujo diretório estadual é presidido pela prefeita. A legenda foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1980.

“Desde sua fundação (1941), o PV só passou por reformas paliativas, essa é a primeira reforma de restruturação”, garantiu a petista ao O POVO. O estádio está fechado desde dezembro de 2009. O custo total da obra foi de cerca de R$ 60 milhões, calcula Luizianne. Segundo ela, o PV ganhou mais espaço para os torcedores. É o caso, por exemplo, das arquibancadas, que comportarão 21 mil pessoas, e não mais 18 mil.

Luizianne disse ainda que vai tentar audiência com o governador Cid Gomes (PSB) no próximo dia 14 ou 21. Ela quer discutir, “na boa”, as relações políticas entre município e Estado, estremecidas após o anúncio da petista, na semana passada, de que a Prefeitura está preparando relatório que apresenta o custo-benefício da Prefeitura ao manter o contrato firmado com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Luizianne tem atribuído à estatal a culpa por 60% dos buracos abertos na malha viária da cidade.

A prefeita ainda quer discutir com Cid a mensagem enviada pelo Governo à Assembleia Legislativa, que cria um fundo estadual para a atenção médica de média complexidade. Segundo Luizianne, a medida terá como aporte financeiro 15% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos municípios cearenses. “A gente quer saber como esse dinheiro será devolvido ao município”, explica Luizianne.

Esta semana, a prefeita também tentará audiência com três ministros do governo Dilma Rousseff (PT), em Brasília. Com Antônio Palocci (Casa Civil), ela quer debater recursos federais para o município. Com Miriam Belchior (Planejamento), Luizianne tentará estabelecer prazos para entrega de obras que contam com recursos federais. Já com Fernando Bezerra (Integração Nacional), ela irá tratar dos problemas estruturais da cidade durante o período chuvoso.

Aniversário do PT

Centenas de petistas se reuniram no Kukukaya para comemorar o aniversário do PT, com direito a discursos inflamados, bolo decorado com estrelas vermelhas e homenagem aos ex-presidentes estaduais do partido.  

Durante o evento, Luizianne parabenizou o deputado federal José Guimarães, que ontem completava 52 anos. O petista se despede da vice-presidência do PT Ceará para ocupar a segunda vice-presidência da executiva nacional do PT. “Você foi o único vice com quem eu me dei bem na prática”, disse Luizianne, levando Guimarães às lágrimas.

 (O Povo Online)