Dia 29 de janeiro é Dia da Visibilidade Trans. A data foi escolhida devido ao fato de que, em janeiro de 2004, no Congresso Nacional em Brasília, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Travesti e Respeito”, com o objetivo de sensibilizar educadores e profissionais de saúde e motivar travestis e transexuais para sua própria cidadania e auto-estima. Desde então, algumas cidades brasileiras programam atividades para celebrar a ocasião.

Travestis e transexuais são vítimas constantes de discriminação e violência. Como consequência, enfrentam inúmeras barreiras ao buscar acesso à saúde, à educação e ao trabalho. Para ajudar a mudar esse quadro, Fortaleza está celebrando até sexta-feira o Dia Municipal da Visibilidade das Travestis e Transexuais.

Uma programação está sendo cumprida pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), em parceria com o Governo do Estado e entidades da sociedade civil. Exibição de vídeos, debates, intervenções nos pontos de trabalho e visitas às unidades básicas de saúde com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação no atendimento constam do programa.

Nesta quarta-feira, 26, a Quarta Cultural LGBT faz referência ao 29 de Janeiro – Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais. O evento é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza – SDH, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual, em parceria com Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, e acontece a partir das 18h, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança.

A noite terá como atração a apresentadora Lena Oxa celebrando seus 30 anos de carreira e homenageando divas da noite cearense das décadas de 80 e 90.

A Quarta Cultural LGBT é uma das atividades da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza que visa a combater a lesbofobia, a homofobia e a transfobia, que significam aversão a lésbicas, gays, travestis e transexuais. O evento acontece todas as últimas quartas de cada mês.

SERVIÇO

Quarta Cultural LGBT
Data: 26/01/2011
Horário: 19h
Local: Parque da Liberdade / Cidade da Criança. Rua Pedro I, s/n – Centro.

( Blog do Eliomar e Athos GLS)