Falta pouco para o Pré-Carnaval balançar o “chão da praça” com o início oficial da saída dos blocos. Amanhã, quatro deles já animam a festa. A maior concentração de foliões será na Praça do Ferreira, com o bloco Unidos da Cachorra, que se apresenta a partir das 18h. No sábado, a festa no local fica por conta do Concentra mas não Sai. Ainda no sábado, saem outros 11 blocos, quatro deles na Praia de Iracema (programação ao lado).

No Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 17h do sábado, haverá apresentações dos blocos do entorno e do grupo convidado Boi Barrica, de São Luís do Maranhão. Na Praça do Ferreira, os bloqueios de ruas do entorno começam às 17h na sexta e às 15h do sábado. A partir das 6h, o estacionamento no entorno da praça será proibido.

Na Praia de Iracema, os bloqueios começam às 13h nos cruzamento das avenidas Almirante Jaceguai e Monsenhor Tabosa e das ruas João Cordeiro com Tenente Benévolo. De acordo com Disraelli Brasil, gerente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), foi preciso expandir as interdições por conta da mudança no percurso dos blocos, que agora seguem pela avenida Almirante Barroso. “Para não chegar nenhum carro no percurso vamos isolar todos os cruzamentos próximos à Monsenhor Tabosa. Só moradores vão poder entrar”.

Segundo Brasil, 20 agentes da AMC vão ordenar o trânsito na Praça do Ferreira e 120 na Praia de Iracema. Para garantir a segurança, a Prefeitura mobilizará 971 guardas municipais a cada fim de semana. De acordo com o major Marcos Costa, a Polícia Militar contará com efetivo de 66 policiares em três locais: Praça do Ferreira, entorno do Dragão do Mar e Aterrinho da Praia de Iracema.

Já que estacionar em locais próximos à folia não será permitido, a dica é optar por táxis ou ônibus para se deslocar. No sábado, 1.200 ônibus devem circular na cidade, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ônibus extras estarão estacionados em área próxima ao Aterrinho para atender à dispersão de foliões, a partir das 23 horas. A Prefeitura promete ainda equipe completa nos plantões do IJF e nos Hospitais Distritais, como Gonzaguinhas e Frotinhas.

 ENTENDA A NOTÍCIA

O primeiro fim de semana é apenas a prévia do Pré-Carnaval de Fortaleza, que deve se estender por outros quatro. Reunindo mais de 80 blocos, a festa ganhará mais blocos a cada sexta-feira e sábado. Objetivo da Prefeitura é emendar a folia com a programação do Carnaval.

PROGRAME-SE

 Pré-Carnaval no fim de semana 

Amanhã

“Unidos da Cachorra”

Praça do Ferreira – Centro

Horário: 18h às 22h

“Cabra Ensopada”

Rua João Sorongo, 1143, Rodolfo Teófilo

Horário: 18h30min às 22h

“Unidos do Sítio Aratanha”

(também sai no sábado)

Ruas 3 e 4, na pracinha do Conj. Sitio Aratanha – Barra do Ceará

Horário: 17h às 22h

“Carnavista” (também sai no sábado)

Rua Jabaquara – Castelão

Horário: 18h às 22h

Sábado

“Concentra mas não sai”

Praça do Ferreira – Centro

Horário: 18h às 22h

Encontro dos Blocos: Praia de Iracema. Aterrinho. Avenida Beira Mar com rua João Cordeiro

Horário: A partir das 17h

Confira lista completa em www.opovo.com.br/precarnaval 

(Thiago Mendes – O Povo Online)