A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliou ontem a lista das regiões metropolitanas nas quais não serão cobradas ligações interurbanas em chamadas entre municípios da mesma região. Essa revisão é feita anualmente. Entre as regiões, Fortaleza e Cariri também foram contempladas.

Com a medida, os habitantes de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão fazer chamadas telefônicas a custo de ligação local entre os municípios da região.

Além de Cariri e Fortaleza (CE), serão contempladas regiões como Campina Grande e João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN). Outros nordestinos contemplados foram Salvador (BA), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Sudoeste Maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA).

Telebrás

O Conselho Diretor da Anatel aprovou também a licença de comunicação multimídia para a Telebrás.

A autorização é indispensável para que a estatal venda internet banda larga para os provedores, dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). (das agências)

ENTENDA A NOTÍCIA

As operadoras terão que arcar com os custos para adequação de redes num primeiro momento, mas podem ser futuramente compensadas por um aumento esperado no número de ligações e no tempo das chamadas.

(O Povo Online)