A Volkswagen saiu na frente da Fiat neste ano. Na primeira quinzena de janeiro, a montadora alemã vendeu mais veículos no País que a italiana. Com isso as duas empresas trocaram de posição ante o ranking acumulado em 2010, quando a Fiat foi primeira e a VW, vice.

De acordo com dados apurados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, a Volks emplacou 26.941 automóveis e comerciais leves nos 15 dias iniciais de 2011 e ficou com 23,6% do mercado.

No mesmo período a Fiat comercializou 23.828 veículos e obteve participação de 20,9%. GM e Ford mantiveram as posições com as quais terminaram o ano passado; terceira e quarta, respectivamente.

Na parte intermediária do ranking, a Toyota caiu do sétimo para o nono lugar, atrás de Renault, Honda, Hyundai e Citroën.

Gol e Fox impulsionaram o bom desempenho da Volkswagen. O primeiro, líder de vendas há 24 anos seguidos, estava perdendo vantagem para o Uno mês a mês em 2010. Mas na primeira quinzena de janeiro, ficou quase 3 mil unidades à frente. Foram 11.262 exemplares do VW no período, ante 8.500 do Fiat. O Fox, por sua vez, obteve o terceiro lugar no geral, com 5.617 emplacamentos. O hatch compacto havia encerrado o ano passado na quarta posição.

(Agência Estado)

Anúncios