Moradores das regiões atingidas pelas enchentes na região serrana do Rio de Janeiro poderão ter o pagamento dos benefícios previdenciários antecipados, devido a uma parceria fechada entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o INSS. O governo já havia anunciado medida semelhante, com a antecipação de pagamentos do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal, além da liberação de parte do fundo de garantia para os moradores das áreas atingidas.

Com a medida da Febraban, entre aposentados e beneficiários de auxílios temporários, 145 mil pessoas serão favorecidas. Os pagamentos serão realizados entre os dias 25 e 31 de janeiro. O acordo prevê ainda que 130 mil aposentados possam solicitar, a partir de 7 de fevereiro, antecipação de renda. O INSS vai permitir o saque no valor de um pagamento, com prazo de devolução em 24 parcelas.

Os interessados vão precisar entrar em contato com o banco e fazer a solicitação de antecipação assinando um termo de opção personalizado. O pedido pode ser feito na agência bancária ou nos canais disponibilizados pelas instituições financeiras. “Mais uma vez a rede bancária se solidariza com a população atingida e, em parceria com o INSS, está viabilizando a antecipação do pagamento de benefícios que seriam pagos entre janeiro e fevereiro”, afirma, em nota, o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

(Portal Último Segundo)

Anúncios