RIO – O Consulado da Alemanha no Rio informa que a primeira parte ajuda enviada pelo governo alemão aos feridos e desabrigados em virtude das fortes chuvas ocorridas no estado do Rio de Janeiro na última semana começará a chegar ao Brasil esta semana. No valor de quase 190 mil euros (170 mil deles vindos de fundos do Governo Federal alemão), a ajuda humanitária será coordenada pela Humedica do Brasil, filial brasileira da Humedica Internacional, uma Organização Não-Governamental com sede na Alemanha cujo objetivo é dar assistência a vítimas de catástrofes e guerras. A Humedica do Brasil está localizada no município fluminense de Nova Friburgo, um dos mais afetados pela tragédia, e onde moram muitas famílias descendentes de alemãs. A iniciativa deverá atender cerca de 8.500 pessoas até março deste ano.

Da Suiça – de onde são muitos dos ascendentes das famílias de Nova Friburgo – está chegando ajuda. Todos que quiserem fazer doações a partir da Suíça podem entrar no site da Association Fribourg-Nova Friburgo: http://www.novafribourg.ch. No endereço eletrônico está indicado o número da conta da associação para depósitos. Segundo o site, a cidade fluminense foi fundada em 1819 por 2200 suíços.

Já a ONG alemã tem cedido o espaço de sua sede para abrigar cerca de cem vítimas das chuvas, e ainda vai providenciar a compra e a distribuição de água potável, comprimidos para desinfecção da água, barracas, cobertores e utensílios domésticos de primeira necessidade (como panelas, copos e talheres), e contar com uma equipe de médicos e enfermeiros voluntários alemães, já a caminho do Brasil.

Além disso, representantes da Alemanha enviaram telegramas de condolências a representantes do Governo brasileiro. Segundo o site das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, o chefe de Estado da Alemanha, Christian Wulff, enviou mensagem à presidente Dilma Rousseff mencionando sua consternação ao receber as notícias dos acontecimentos no Rio e da esperança de uma breve volta à normalidade. “Partilhamos a sua esperança de que muitos dos desaparecidos ainda possam vir a ser resgatados ilesos e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”, disse.

Em carta à presidente Dilma Rousseff, a chanceler Angela Merkel falou da vontade da Alemanha em ajudar. “A Alemanha encontra-se a seu lado e está disposta a prestar ajuda onde quer que ela seja necessária”, afirmou.

Ainda segundo o site, Guido Westerwelle, ministro das Relações Exteriores da Alemanha, em mensagem ao seu colega de pasta no Brasil, Antônio Patriota, também falou do choque e tristeza provocados pela trágica situação: “Lamento o grande número de mortes e o volume de danos provocados pelas intensas chuvas na região serrana do Rio. Envio ao senhor, ao seu Governo e ao povo brasileiro minhas sinceras condolências e a minha solidariedade. Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas, os feridos e todos aqueles que, através da infelicidade, perderam seus pertences”.

(O Globo Online)