Os resultados da Anatel para o ano passado na telefonia móvel celular mostram que a estratégia da TIM de mirar as classes C e D trouxe resultado no item voltado para a aquisição de assinantes. A operadora – que fechou 2009 com 24,91% do ranking a 0,64% da Claro, com 25.55% – em 2010, colou: A diferença, agora, é de apenas 0,3%.

De acordo com os dados da Agência, divulgados nesta quarta-feira, 19/01, a Claro fechou 2010 com 51.637.685 assinantes e 25,44% do market share, o que signifcou uma queda de 0,11%, em relação ao ano passado. Já a TIM, fechou o ano com 51.027.625 assinantes e 25,14%. Em relação a 2009, houve um crescimento de 0,23%. Em números de assinantes, a distância entre as teles está em pouco mais de 610 mil assinantes.

A líder do ranking segue sendo a Vivo com 29,71% e 60.292.511 assinantes. Em 2009, a empresa também ficou na primeira posição com 29,8%. A Oi fechou 2010 com 19.35% e 39.272.696 assinantes. E apesar da incorporação dos assinantes da Brasil Telecom não houve muita diferença em relação a 2009 – 19,38%. Nos últimos meses de 2010, a Oi foi a operadora que registrou queda na taxa de assinantes e no market share.

Em 2010, segundo a Anatel, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 28,98 milhões de novas habilitações e alcançou 202,94 milhões de acessos (crescimento de 16,66% em relação a 2009), com teledensidade de 104,68 acessos por 100 habitantes (crescimento de 15,60% em comparação com o ano anterior).

(Convergência Digital)