No ano de 2010, o volume total movimentado nos caixas eletrônicos do BB alcançou a cifra de R$ 473 bilhões, resultantes de 2,5 bilhões de transações no mesmo período.
Uma das importantes contribuições para atingimento desses números foi a modernização dos equipamentos. A adoção do software livre Linux possibilitou significativa melhoria da interação com o cliente, além de economia com licenças.
Adicionalmente, foram implantadas ações voltadas à usabilidade, comodidade e sustentabilidade tais como: botões de atalho para as principais transações realizadas, definição do tipo de pagamento a partir da leitura do código de barras, inclusão de animações para orientar o uso, criação do Serviço Saque Sem, escolha de cédulas e impressão opcional de comprovantes por parte do cliente, que foram determinantes para alcançar esse resultado.
O BB encerrou 2010 com o maior parque da América Latina, cerca de 45 mil terminais, com grande concentração no Estado de São Paulo (28%).
Na distribuição mundial, a América Latina aparece na quarta colocação com, cerca de 230 mil equipamentos, sendo que só o Brasil possui mais de 173 mil máquinas – dados divulgados no Relatório Bancário 2010. Individualmente, o BB é a instituição financeira com maior quantidade de caixas eletrônicos nessa região com, aproximadamente, 45 mil terminais, seguido do Bradesco e Itaú-Unibanco, que têm, respectivamente, 37,9 mil e 37,6 mil caixas eletrônicos.
O parque de ATM (Automatic Teller Machine – terminal de auto-atendimento) no mundo encontra-se em constante crescimento. Segundo dados estimados pela Retail Banking Research, em 2011 a quantidade de máquinas deve atingir 2,4 milhões, com concentração na região Ásia-Pacífico, que possui, aproximadamente, 35% do total de caixas eletrônicos no mundo.
Nos terminais do BB os clientes têm à sua disposição mais de 500 funcionalidades, podendo realizar desde uma simples consulta até a contratação de produtos e serviços mais complexos, como empréstimos e investimentos.
No ano de 2010, o BB deu um salto de qualidade no atendimento via caixa eletrônico. A adoção de software livre Linux possibilitou significativa melhoria na interação com o cliente, além de economia com licenças.
Com a maior flexibilidade proporcionada por essa nova plataforma, o BB implementou ações voltadas à usabilidade, comodidade e sustentabilidade tais como: inclusão de animações para orientar o usuário, criação do Serviço Saque Sem Cartão Funcionalidade que oferece condições do cliente sacar até R$ 100 sem a obrigatoriedade de estar de posse do seu cartão, escolha de cédulas e impressão opcional de comprovantes por parte do cliente, botões de atalho para as principais transações realizadas e definição do tipo de pagamento a partir da leitura do código de barras.
Para Sérgio Chrystal, gerente executivo do Banco do Brasil, “esse movimento de melhorias foi uma das principais razões para tamanha utilização dos Terminais em 2010”. O número de transações teve crescimento de 8,2% em comparação com o ano anterior, passando de 2,4 bilhões para 2,6 bilhões. O volume financeiro transacionado saltou de R$ 330 bilhões para R$ 473 bilhões, representando evolução de 43%.
(Monitor Mercantil)