A maioria quer a Universidade Federal do Ceará. Com 72.496 inscritos, a UFC continua a instituição mais cobiçada pelos estudantes que participam do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu do Ministério da Educação (MEC). Até as 19 horas de ontem, já passava de um milhão o número de inscrições no sistema, concorrendo aos cursos das 83 instituições.
O curso de Medicina da UFC, que antes liderava a lista dos mais desejados, agora é o segundo mais querido. São 8.706 inscritos para as 300 vagas federais cearenses. Ou seja, 29 candidatos disputam cada vaga.
O reitor da UFC, professor Jesualdo Farias, entende que os dados são um atestado da qualidade da instituição – que goza de “um respeito nacional”. Além do desejo dos milhares que suspiram por uma das 5.724 vagas alencarinas, o reitor lembra que não há nenhum curso com vaga ociosa. Isso significa que, em nenhum curso da UFC, o número de vagas é menor que a concorrência.
Vale destacar que todos os números citados ainda são parciais. As inscrições no Sisu, para os que querem estudar em um curso superior, seguem até amanhã.
Não foram divulgados ainda, pelo MEC, os dados quanto ao perfil dos candidatos. Por isso, não se sabe se os inscritos para a UFC são do Ceará ou de outros estados. “É prematuro afirmar que a maioria é estudante de fora”, analisa o reitor Jesualdo Farias.
O POVO procurou especialistas da área de educação para comentar os dados do MEC e a liderança do Estado no ranking dos mais disputados. Nenhum deles quis opinar. Disseram não ter justificativas suficientes para debater o assunto.
ENTENDA A NOTÍCIA
A concorrência do curso de Medicina na UFC é 29 para uma vaga. Medicina na UFRJ apresenta uma concorrência de 32 candidatos para uma vaga. Quanto ao curso de Medicina na UFPel, o número sobe para 46 estudantes. Na Medicina da UFSCar, a situação é ainda mais apertada – 76.
OS DEZ CURSOS MAIS PROCURADOS NO SISU
Ciência e tecnologia (Universidade Federal do ABC – UFABC): 9.384 inscritos / 1.500 vagas
Medicina (Universidade Federal do Ceará – UFC): 8.706 inscritos /
300 vagas
Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ): 4.966 inscritos / 151 vagas
Medicina (Universidade Federal de Pelotas – UFPel): 4.565 inscritos /
98 vagas
Direito (UFRJ): 4.463 inscritos /
306 vagas
Ciências e tecnologia (Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa): 3.481 inscritos / 600 vagas
Engenharia de produção (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar): 3.461 inscritos / 160 vagas
Ciências biológicas (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE): 3.337 inscritos / 160 vagas
Direito (Universidade Federal do Maranhão – UFMA): 3.111 inscritos / 140 vagas
Medicina (UFSCar): 3.042 inscritos / 40 vagas
FONTE: Ministério da Educação (MEC)
Daniela Nogueira – O Povo Online