Deputado federal mais votado da história do Ceará, com 667,83 mil votos, e segundo mais votado do Brasil em 2006 – a maior votação do País proporcionalmente ao eleitorado do Estado – Ciro Gomes (PSB) se despede da sua passagem pelo Congresso Nacional com desempenho bem aquém da votação e do prestígio.

Ao longo dos quatro anos, foi o mais faltoso da bancada cearense, quarto mais faltoso de todos os 513 deputados e ainda o segundo em número de faltas não justificadas na Câmara dos Deputados.

No total, teve 188 faltas, das quais 41 não foram justificadas. Nesse último quesito, ficou atrás apenas de Jáder Barbalho (PMDB-PA), que teve 45 das suas 216 faltas não justificadas. As informações são do site Congresso em Foco.

Ciro é o único deputado federal pelo Ceará na lista dos dez mais faltosos da Câmara nos últimos quatro anos, divulgada ontem pelo site. Ele esteve entre os campeões de falta em todos os anos do mandato. Ele se despede do mandato no fim de janeiro, pois não foi candidato à reeleição.

Além disso, ele também está em outra lista pouco lisonjeira. Integra o grupo de parlamentares que, ao longo de quatro anos, não apresentou nenhum projeto de lei ou proposta de emenda à Constituição durante os quatro anos de legislatura.

Assíduos

O Ceará não tem nenhum deputado federal na lista dos dez mais assíduos do Brasil. Os representantes do Estado que tiveram melhor desempenho em relação à assiduidade foram Flávio Bezerra (PRB), Ariosto Holanda (PSB) e Mauro Benevides (PMDB).

Bezerra, indicado para assumir a nova Secretaria da Pesca do Governo do Estado, anunciada pelo governador Cid Gomes (PSB), teve 11 faltas, sendo uma não justificada.

Ariosto teve 12 faltas, todas justificadas. Mauro Benevides teve 13, e também justificou todas.

Na tarde de ontem, O POVO tentou ouvir o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Em seu gabinete as ligações não foram atendidas. No celular de seus assessores, a ligação não completava.

 

ENTENDA A NOTÍCIA

Ciro permanece um dos políticos mais poderosos do Ceará e um dos mais influentes do Brasil, apesar do pífio trabalho como parlamentar. A ponto de só não ter virado ministro de Dilma Rousseff porque não quis.

ASSIDUIDADE DA BANCADA

Cearense mais faltoso

Ciro Gomes (PSB)

Faltas não justificadas Total de faltas

41 188

4º deputado federal mais faltoso do País

2º com maior número de faltas não-justificadas, atrás apenas de Jáder Barbalho (PMDB-PA), que tem 45

Cearenses mais assíduos

Flávio Bezerra (PRB)

Faltas não justificadas Total de faltas

1 11

11º deputado federal mais assíduo do Brasil

 

Ariosto Holanda (PSB)

0 12

14º deputado federal mais assíduo do Brasil

Mauro Benevides (PMDB)

0 13

16º deputado federal mais assíduo do Brasil

Fonte: Site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br)

Anúncios