MONTEVIDÉU — O presidente uruguaio, José Mujica, decidiu adotar o padrão nipo-brasileiro (ISDB-T) de televisão digital, revendo a opção do governo anterior pelo padrão europeu (DVB-T), anunciou nesta segunda-feira o chanceler Luis Almagro.
A decisão foi tomada “por razões geopolíticas e para ser coerente com o discurso de integração, priorizando as relações com Argentina, Brasil e o Mercosul”, disse Almagro em entrevista coletiva.
Almagro destacou que integrantes do governo se reuniram hoje para informar a decisão à delegação da União Europeia no Uruguai.
O país – que havia optado em 2007 pelo padrão europeu – planeja realizar a mudança do sistema analógico para o digital em 2014.
“Nossos esforços em relação à região (…) nos aproximam dos programas e dos projetos que poderemos desenvolver com a República do Brasil e ampliam nossas possibilidades de desenvolvimento conjunto e maior cooperação tecnológica e produtiva com o Brasil”, disse Almagro.
Em seus primeiros dez meses de governo, Mujica, um ex-guerrilheiro que assumiu a presidência em março passado, investiu no aprofundamento da relação com o Brasil.
Mujica tem uma ótima relação pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e planeja manter “as melhores relações possíveis” com sua sucessora, Dilma Roussef.
O presidente uruguaio assistirá à posse de Dilma Roussef em Brasília, no dia 1º de janeiro.
(Agência AFP)