O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos anunciou, nesta manhã de sábado, que o governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar o Hospital Regional do Cariri em janeiro próximo. A obra deveria ter sido entregue quando da última visita que Lula fez ao Ceará, ocasião em que, no Cariri, inaugurou trecho da Ferrovia Transnordestina e deu ordem de serviço para trecho desse empreendimento ligando essa região ao Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante).

Segundo Arruda Bastos, entrevistado pelo programa “Saúde do POVO”, da rádio O POVO/CBN, o Governo do Estado investiu R$ 66 milhões e 400 mil nas obras e mais R$ 31 milhões e 230 mil na aquisição de equipamentos. Os recursos são 100 por cento do Tesouro do Estado. O HRC é um hospital de grande porte, com foco no atendimento de urgência e emergência, com serviços de média e alta complexidade. Terá 209 leitos, sendo 174 leitos nas enfermarias, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para adultos e 15 leitos para cuidados semi-intensivos.

Constuído em Juazeiro do Norte, o hospital é o primeiro da rede pública estadual no interior e promete assistência especializada a uma população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo. O HRC fará atendimento em cirurgia geral, clínica médica, traumo-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

(Blog do Eliomar)

Anúncios