O Metrô do Recife vai ganhar 15 novos trens até a Copa do Mundo de 2014. Anteontem, foi escolhida a empresa vencedora da licitação para compra dos equipamentos, lançada no dia 8 de novembro. O contrato, de R$ 216 milhões, foi assinado com a espanhola CAF, que tem três anos para entregar todos os equipamentos. O primeiro veículo deve ser disponibilizado à Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec) em dois anos. Ontem pela manhã, em decisão também voltada para 2014, a linha de trens a diesel passou a ser integrada à Estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Linha Sul do metrô, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros.

Os novos trens comprados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)/Metrorec vão equipar a Linha Sul (Recife/Cajueiro Seco) e a Centro (Recife/Jaboatão dos Guararapes/Camaragibe). Segundo a gerente operacional de estações, Ângela Grangeiro, os veículos são de última geração e já virão com ar-condicionado. “O número de trens do metrô vai aumentar de 25 para 40, o que vai trazer mais comodidade e conforto aos nossos usuários”, afirmou. A expectativa é que, com a aquisição, o tempo de espera diminua dos atuais 16 minutos para quatro, no horário de pico, e que a capacidade máxima de passageiros aumente para 400 mil pessoas, 170 mil a mais que hoje.

Já a mudança que entrou em vigor ontem beneficiou principalmente quem se desloca de trem a diesel até o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Este tipo de veículo operava apenas no trecho entre a estação do Curado, na Zona Oeste do Recife, e o Cabo, na Região Metropolitana. Agora, desmembrou-se em dois percursos, Curado/Cabo e Cabo/Cajueiro Seco. “O tempo total de viagem entre o Cabo e o Recife diminuiu 25 minutos. O número de viagens também cresceu, de 13 para 20”, frisou Ângela Grangeiro.

Nas primeiras viagens do novo percurso, ontem pela manhã, na Estação Cajueiro Seco, passageiros comemoravam a modificação. Iraquitan José de Oliveira, 32, contou que mora no Cabo e trabalha em Paulista. “Era muito complicado e demorado chegar lá. Agora está bem melhor”, avaliou. Anotando os novos horários que estavam em um cartaz exposto na estação, o gerente de posto de gasolina

“Nunca tinha ido ao Cabo. Agora que ficou mais fácil, vou aproveitar para conhecer”, observou o socorrista Osvaldo Bonifácio Silva Neto, 22, que ontem viajou com a mãe. Futuramente, a linha ferroviária será ocupada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Sete equipamentos já foram comprados e estão em construção.

Também ontem, começou a vigorar o horário ampliado das operações comerciais na Linha Sul. Agora, o serviço vai funcionar diariamente das 5h às 23h. Antigamente operava das 6h às 22h. A medida também acontecerá aos domingos, como já ocorre na Linha Centro.

(Jornal do Recife)