Com mais de 500 mil votos a menos que Dilma Rousseff (PT) na Capital do Ceará, José Serra (PSDB) venceu as eleições em apenas um dos mais de 90 bairros de Fortaleza: o Meireles, uma das regiões mais nobres da cidade, onde fica, por exemplo, a avenida Beira Mar.

Serra saiu vitorioso no bairro tanto no primeiro quanto no segundo turno. Curiosamente, no primeiro turno, o tucano acabou, em todos os outros bairros, atrás não apenas de Dilma, mas também de Marina Silva (PV). A candidata do PV, a propósito, ficou na segunda colocação no Meireles. Dilma foi só a terceira no primeiro turno.

No segundo turno em Fortaleza, Dilma obteve 71,8% dos votos, contra 28,2% de Serra, considerando-se os votos da cidade toda. No primeiro turno, Dilma teve 50,7%, Marina, 31,4%, enquanto Serra ficou com 16,1%.

O Meireles destoou: Serra teve no primeiro turno 6.682 votos, contra 6.660 de Marina e só 5.268 votos da presidente eleita.

No segundo turno, a vitória de Serra no Meireles foi ainda mais elástica: 10.302 votos, contra 7.710 de Dilma.

“Eu acho que ele ganhou porque aqui é onde tem a elite. Os mais bem remunerados. É um bairro nobre, e quem mora aqui tem o perfil do eleitor dele”, disse Adilson Pinho, 41, funcionário público e morador do Meireles. “Mas eu não votei nele”, garantiu ao O POVO.

Outra moradora do bairro, a aposentada Jaurícia Ferreira, 51, acha que a votação de Serra foi maior no bairro pelo engajamento. “Aqui no bairro a campanha do Serra foi intensa. Tinha muito carro, muita bandeira”, testemunhou. Ainda assim, afirmou ter votado em Marina no primeiro turno, e, depois, em Dilma.

Em mais de uma hora circulando pelo bairro, O POVO não encontrou ninguém que admitisse voto no tucano.

Diferenças

As menores vantagens a favor de Dilma, no segundo turno, foram no Parque Manibura (312 votos a 286) e na Aldeota (14.991 a 14.797).

Já a maior vantagem alcançada pela presidente eleita foi no Bom Jardim: 33.861, contra 9.735 de Serra.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Meireles possui o metro quadrado mais valorizado de Fortaleza e também o cartão postal da cidade: a avenida Beira Mar. Segundo depoimento de moradores, a campanha de Serra lá foi mais intensa que a de Dilma.

(O Povo Online)

Anúncios