Pelo menos 220 cidades podem terminar este ano com perdas de 10% ou mais da população em relação a 2009. É o que indicam os dados preliminares do Censo, informa reportagem de Filipe Motta e Rachel Botelho, publicada neste sábado pela Folha.

A divulgação oficial da contagem da população pelo IBGE está prevista para o dia 4 de novembro.

Os quatro municípios que apresentavam maior redução populacional ficam na Bahia -Catolândia, Lamarão, Maracás e Belmonte, com queda a partir de 30%. O IBGE da Bahia estima que haja variação significativa em pelo menos cem deles. As alterações dos limites ocorreram no início de 2010, mas algumas prefeituras ainda não tinham dimensão do que elas acarretariam.

A maior preocupação dos prefeitos é com os repasses da União que são proporcionais ao tamanho da população -como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Tanto que uma parte deles já questiona os dados.

O IBGE repassa anualmente ao TCU (Tribunal de Contas da União) o número de moradores das cidades. Nos anos em que não há Censo, são enviadas estimativas.

O IBGE informou que, como os números da coleta são preliminares, não vai falar sobre as causas para a queda de população.

(Folha Online)