Em menos de 12 horas, Ibope e Datafolha divulgam pesquisas para a corrida presidencial. A primeira mostra uma diferença de 14 pontos percentuais entre Dilma Rousseff e José Serra, 57% a 43%. A Datafolha, por sua vez, aponta vitória da petista com 56% contra 44% do tucano.  

 Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope no dia 20, Dilma somava 56% dos votos válidos e Serra, 44%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 55% e 59%, e Serra, entre 41% e 45%. O critério de votos válidos exclui as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de 26 a 28 de outubro. A pesquisa foi encomendada ao instituto pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. 

Pelo critério de votos totais (brancos, nulos e indecisos), Dilma  soma 52% das intenções de voto, e Serra, 39%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos 4%, segundo o Ibope. 

Na pesquisa Datafolha, divulgada hoje, a diferença em relação ao levantamento anterior é de que o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. 

Essa redução indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT, segundo o Instituto.
 
O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha de São Paulo, foi realizado ontem em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Considerando apenas os votos válidos, Dilma manteve os mesmos 56% de pesquisas anteriores divulgadas na terça-feira (dia 26) e quinta-feira (dia 21). Serra também ficou com seus 44% registrados nas últimas duas sondagens.

Fonte: G1 e UOL

Anúncios