Após assembléia realizada na manhã desta quarta-feira (13), os bancários de Rondonópolis retornaram ao trabalho e as agências reabriram no horário normal de atendimento. A movimentação nos bancos é intensa devido ao retorno dos serviços após 12 dias de paralisação, e também pelo feriado de 12 de outubro.

A categoria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 7,5%, que garante um ganho real de 3,08%. Em pisos iniciais o aumento real chega a 11,54% modificando os salários de R$ 1074 para R$ 1250.

A proposta é a melhor dos últimos anos e está sendo considerada histórica pelo Comando Nacional dos Bancários. A categoria garantiu ainda a participação dos lucros dividida em duas parcelas, a primeira neste mês e a segunda em fevereiro.

As agências da região Sul voltaram a funcionar normalmente, mas nas demais regiões os bancários ainda aguardam as assembléias que serão realizadas no final da tarde. A expectativa, no entanto, é que os serviços sejam normalizados em todo o Estado nesta quinta-feira (14).

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Rondonópolis, Luis Carlos Moraes Delgado, outras negociações continuam sendo discutidas pela categoria, como assédio moral e auxílio educação inexistente em alguns bancos. “A discussão é permanente para alguns reajustes e mudanças específicoa de cada banco”, explicou.

(Olhar Direto)