Se você ainda não ouviu falar de Freja Beha prepare-se, porque ela está com tudo. A modelo dinamarquesa é a fashion girl do momento e a queridinha de ninguém menos do que Karl Lagerfeld. Só no último trimestre ela foi capa das revistas W, Allure e das edições francesa, inglesa e coreana da Vogue, além de ter dado as caras em um número incontável de editoriais e campanhas.

Apesar da euforia em torno de seu nome, Freja Beha Erichsen não é propriamente uma novata no mercado. Ela começou a carreira de modelo em 2005, depois de ser descoberta por um olheiro que circulava de táxi por Roskilde, na Dinamarca, cidade onde Beha nasceu. Mas parece que só recentemente fashionistas, fotógrafos e estilistas caíram de amores pela bela, que já desbancou tops importantes no mercado ganhando destaque em desfiles de algumas das mais importantes semanas de moda ao redor do globo.

Algumas das principais marcas que diferenciam Freja das demais são os traços andróginos, os olhos levemente puxados, o corpo quase sem curvas adornado por 16 tatuagens e a atitude rebelde que ganha forma nos cabelos desgrenhados. Por causa deles, Freja – como aconteceu com o corte curto de Coco Chanel ou as passadas firmes de Gisele Bundchen na passarela – já virou nome de um tipo de corte todo repicado em camadas desde o alto da cabeça, tem franja curta, ondulações e um ar desestruturado.

A musa já ganhou outros itens que levam seu nome, como a Freja handbag de Jill Stuart, a clutch Freja da Chloé, e a Freja Lace-up Stiletto Boot de Alexander Wang.

O segredo do seu sucesso é uma atitude cool supernatural. Apesar de todo o glamour que a cerca, ela é básica na hora de se vestir. Não é raro vê-la circulando pelas ruas de sua cidade natal (ela escolheu manter sua vida lá na maior parte do tempo para fugir da loucura das grandes capitais), usando sempre um bom jeans, camisetas básicas e botinhas detonadas.

Mesmo tendo apenas 22 anos, rosto de menina e atitude que exala rebeldia, Freja mostrou que tem maturidade suficiente para encarar o posto de segundo lugar no ranking das 50 tops de maior sucesso do Models.com e, ao final, ser uma das tops mais influentes da década.

(Revista Criativa)