Nova pesquisa Ibope de intenções de voto na Bahia, divulgada na noite de hoje, mostra que a candidatura do governador Jaques Wagner (PT) à reeleição continua crescendo entre os eleitores, ao contrário da sondagem do Datafolha divulgado ontem. O petista agora aparece com 52% das intenções de voto, ante 49% no levantamento anterior, do dia 10. O Datafolha havia apontado queda de 5% nas intenções de voto no governador, que teria 48% hoje.

O candidato do DEM, o ex-governador Paulo Souto, que segundo o Datafolha tem 21% das intenções de voto – crescimento de cinco pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior -, tem 15% no Ibope, mesmo índice de duas semanas.

De acordo com o Ibope, Souto está empatado com o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB), que avançou três pontos e chegou aos 15%. Segundo o Datafolha, Geddel tem 12%. Luiz Bassuma (PV) aparece na pesquisa Ibope com 2%. Os indecisos são 10% e os votos em branco ou nulo, 6%.

As diferenças entre os dados divulgados pelos dois institutos são ainda maiores na disputa pelas duas vagas no Senado. Para o Ibope, quem lidera é Walter Pinheiro (PT), com 35%, seguido por Lídice da Mata (PSB), com 32%, e César Borges (PR), com 29%. Conforme o Datafolha, o primeiro lugar é de Borges, com 29%, seguido por Lídice, com 28% e Pinheiro, com 25%.

Segundo o Ibope, José Ronaldo (DEM) tem 12% das intenções de voto, José Carlos Aleluia (DEM) e Edivaldo Brito (PTB) estão empatados com 9%, Edson Duarte (PV) tem 3%, Zilmar Alverita (Psol) tem 2% e os demais candidatos, 1%. Os indecisos são 41% e os eleitores que declararam votar em branco ou nulo são 13%.

O Ibope informa que a pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 com 1.512 eleitores de 81 municípios, e inscrita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 41.452/2010. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

(Agência Estado)