O Globo

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, encomendada pela TV Amazonas, afiliada da TV Globo no Amazonas, mostra que a candidata ao Senado Vanessa Grazziotin (PCdoB) ultrapassou Arthur Virgílio (PSDB).

Ela alcançou 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano, mas a diferença dos dois ainda está dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Não é possível, portanto, apontar quem ficaria com a segunda vaga para o Senado. A primeira deve ser ocupada pelo ex-governador Eduardo Braga (PMDB), que tem 80% das preferências dos amazonenses. Jefferson Praia (PDT) está em quarto lugar, com 9%. Indecisos somam 12% e Brancos e Nulos 2%.

Para o governador, a pesquisa não mostra diferenças em relação a pesquisas anteriores.

Omar Aziz, com 53% das intenções de voto, deve ser eleito no primeiro turno. Seu principal concorrente, o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento alcançou 32%. Hissa Abrahão (PPS) obteve 2% e Hebert Amazonas (PSTU) e Luiz Navarro (PCB) 1% cada. Brancos e Nulos são 2% e indecisos 8%.

Para a Presidência, Dilma Rousseff (PT) teria 77% dos votos dos amazonenses. O tucano José Serra alcançou 10% na pesquisa e Marina Silva (PV) 8%. Os outros candidatos chegaram a 1%. Brancos e nulos são 1% e indecisos 3%.

A pesquisa ouviu 812 pessoas entre 10 a 12 de setembro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.718/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) sob número 26976/2010.

A última pesquisa Ibope divulgada na semana passada indicava Eduardo Braga (PMDB) e Arthur Virgílio (PSB) como líderes.