A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou nesta sexta-feira (3) a realização das eleições no próximo dia 3 de outubro no Brasil. Ela disse que o processo eleitoral em curso demonstra o respeito à democracia, aos direitos civis e às liberdades individuais no país. De acordo com a secretária, esses são “valores comuns” entre brasileiros e norte-americanos que colaboram na construção mais segura de um caminho de prosperidade no mundo.

“As próximas eleições [no Brasil] são uma oportunidade de demonstrar, mais uma vez, que o respeito à governança democrática, aos direitos civis e às liberdades individuais é o caminho mais seguro para a prosperidade”, afirmou a secretária, segundo informações do Departamento de Estado norte-americano. “Esses valores comuns são a base para uma forte parceria entre nossos países, trabalhamos juntos para enfrentar os desafios regionais e globais do nosso tempo.”

O pronunciamento de Hillary sobre o Brasil foi motivado pelas comemorações do Dia da Independência, na próxima terça-feira (7). Segundo ela, os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil, em 1822. A secretária destacou as conquistas do Brasil ao longo desse período e dos vínculos com os Estados Unidos.

Com informações da Agência Brasil