A abundância de futas desta estação é um incentivo a mais para o consumo dessas verdairas fontes de saúde. Segundo um estudo realizado no Instituto Catalão de Oncologia (ICO), comer mais de uma fruta ao dia já reduz em 20% o índice de mortalidade desses pacientes e o mesmo se aplica para quem consome mais de uma porção de verdura ao dia.

De acordo com a nutricionista Fernanda Selhane Bortolon, o consumo diário para um indivíduo saudável deve ser de três a cinco frutas por dia. Segundo ela, o abacate, a laranja, o morango e a bergamota são as frutas mais comuns nesta época do ano.

Segundo a especialista, as frutas são ricas em vitaminas e sais minerais essenciais para o organismo. Além disso, elas também fornecem fibras, importantes para regular o intestino.

— Consumir as frutas na sobremesa é uma excelente forma de driblar o consumo de doces. O sabor de algumas frutas vem da presença da frutose (açúcar natural das frutas). Elas são uma alternativa para pessoas que têm necessidade de comer doce após as refeições ou até mesmo durante o dia.

Conheça os benefícios das frutas da época:

Abacate

Segundo Fernanda, o abacate é um aliado no controle ao diabetes, ao colesterol e na prevenção do reumatismo. Para tanto, é importante incluir a fruta em uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. A nutricionista alerta no entanto, que ele contém alto teor calórico e seu consumo não deve superior a três colheres por dia. A fruta é rica em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa – um poderoso antioxidante.

Laranja

A nutricionista afirma que uma laranja possui, em média, 45 calorias e contém cerca de 70 mg de vitamina C, que é uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto.

A vitamina C é um antioxidante que protege contra danos causados às células pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima do oxigênio para produção de energia) e, segundo alguns estudos, ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, problemas do coração, derrames cerebrais e outras doenças.

A parte fibrosa (bagaço) é um grande estimulador do funcionamento intestinal. Outra vantagem é o seu baixo teor calórico.

A laranja também é rica em vitaminas do Complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de vitamina C. Além disso, a laranja contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo.

Morango


A fruta é rica em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C, que está presente nesta fruta de forma significativa, é um bom exemplo. Ela também auxilia na cicatrização, além de aumentar a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que uma laranja.

O morango também possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A. Ele ainda é boa fonte de cálcio e potássio. Por ser rico em água — cerca de 90% da sua composição — a fruta possui ação diurética. Cem gramas de morango fornecem 39 calorias.


Bergamota

A bergamota é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio. Essa combinação dá à fruta a propriedade de reforçar o sistema imunológico, melhorando nossa imunidade. A tangerina é considerada grande fonte de magnésio.

Além disso, ela é laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Apresentando em torno de 40 calorias por 100 gramas.

(Portal Clic RBS)