Desde abril de 2008, os brasileiros podem manter uma conta corrente sem pagar taxas mensais ao banco. Para isso, basta que se utilizem apenas dos chamados serviços essenciais — cartão de débito, dez folhas de cheque por mês, compensação de cheques, quatro saques ao mês, dois extratos no caixa eletrônico, duas transferências entre contas do mesmo banco por mês, consultas ilimitadas pela internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez ao ano. No entanto, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), 80% dos consumidores não sabem dessa possibilidade.

Para detectar o motivo dessa falta de conhecimento dos clientes, o Idec avaliou junto aos dez maiores bancos de varejo do País o modo como as instituições tratam e transmitem essas normas aos clientes. Foram avaliados o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real Santander e Unibanco

O estudo apontou que em seis bancos não é possível avaliar, por meio da tabela de tarifas exibidas pelo site das instituições, se os serviços essenciais podem ser contratados isoladamente. São eles os bancos Banrisul, BB, Caixa, HSBC, Nossa Caixa e Unibanco.

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http://www.bemparana.com.br/index.php?n=153620&t=custo-de-conta-corrente-pode-ser-zero

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