O TRE-AL (Tribunal Eleitoral Regional de Alagoas) decidiu manter a veiculação do jingle do candidato ao governo do Estado, Fernando Collor (PTB), que cita a candidata petista à Presidência Dilma Rousseff e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como apoiadores de Collor.

A decisão nega liminar impetrada pelo também candidato ao governo alagoano Ronaldo Lessa (PDT), que pede a suspensão imediata de veiculação da propaganda por considerar que Collor não pode citar apoio a Lula e a Dilma já que o PTB apoiaria formalmente a candidatura do PSDB à Presidência. Segundo registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSDB não faz parte da base partidária que apoia Serra.

“É Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma, pelos mais carentes. É Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor, para o bem da nossa gente. É Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor, e os três para o bem da gente”, diz o trecho contestado pelo PDT.

Lessa define a propaganda como “usurpação” e “estelionato”. “Acho que é uma usurpação porque o PT está conosco na chapa. A nossa candidatura existiu por apelo do Lula que pediu pra eu deixar de sair como senador para concorrer como governador em Alagoas”, afirmou em entrevista ao eBand. O PT faz parte da coligação “Força Popular por Alagoas”, que apoia formalmente a candidatura de Lessa.

A defesa tem até esta quarta-feira para representar. O mérito deve ser julgado até esta sexta-feira, quando sai a decisão definitiva.

“Propaganda enganosa”

O candidato a vice na chapa de Lessa, Joaquim Brito (PT), disse que a negação da liminar é uma decisão monocrática e que a coligação continuará o processo utilizando todos os recursos possíveis.

Presidente regional do PT em Alagoas, Brito caracteriza a propaganda como “enganosa”. “É uma tentativa de enganar a população tentando tirar proveito da popularidade de Lula e do crescimento da candidata Dilma”, afirmou.

Para os candidatos a governador e a vice não há problema no apoio de Collor a Dilma, desde que ele não seja usado na propaganda eleitoral.

(Portal Band)

Anúncios