Uma câmera de bolso pode ser uma boa opção para quem quer: vídeos curtos, compartilhamento na internet, portabilidade, baixo preço, facilidade de uso.

E não é recomendável para quem procura: qualidade audiovisual, recursos avançados, zoom.

O mesmo público pode se satisfazer com máquinas fotográficas compactas, com a vantagem de que algumas delas oferecem componentes de maior qualidade e zoom ótico –mas isso eleva o preço. É uma boa alternativa para quem prioriza tirar fotos.

As duas opções são para usuários casuais. Em geral, as máquinas fotográficas compactas mais recentes gravam vídeo melhor do que as câmeras de vídeo de bolso tiram fotos.

Usuários mais exigentes devem buscar câmeras de vídeo amadoras.

Quem tem obrigações profissionais ou escolares ou ambições cinematográficas pode considerar equipamentos mais avançados.

Observe algumas especificações. As resoluções de vídeo em HD mais comuns são 1.080p, 1.080i e 720p.

Confira o zoom ótico. Reuniões de família e amigos, por exemplo, não requerem muito zoom –diferentemente de eventos maiores, como shows e jogos.

Outro recurso útil é o estabilizador de imagem –o sistema ótico é melhor do que o eletrônico.

Para os mais dedicados, itens técnicos como controle de exposição e foco e configurações personalizáveis podem fazer uma boa diferença na hora da filmagem.

Procure ainda opiniões de especialistas, testes e comparações de modelos.


CONHEÇA OS TIPOS DE CÂMERA

VÍDEO DE BOLSO: Atraem principalmente pelo preço e pela portabilidade, além de serem fáceis de usar. Têm poucos recursos e baixa versatilidade. A qualidade dos vídeos geralmente deixar a desejar, mas é razoável para compartilhamento on-line.

VÍDEO AMADORAS: Cheias de recursos voltados ao usuário comum, costumam ter zoom ótico potente e imagem de qualidade aceitável apenas para uso pessoal. Não cabem no bolso, mas são portáteis e apresentam boa ergonomia.

VÍDEO PROFISSIONAIS: Grandes e pesadas, têm vários recursos avançados, oferecem vídeo de qualidade superior e podem ter lentes intercambiáveis. Sua operação é não raro complexa, exigindo treinamento especializado.

MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS COMPACTAS: Têm poucas funções específicas para filmagem, mas podem ser úteis para gravar pequenos clipes. A qualidade dos vídeos não costuma ser muito boa, mas a maioria dos modelos tem zoom ótico, recurso ausente em muitas câmeras de bolso.

MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS COM LENTES INTERCAMBIÁVEIS: Não vêm com muitas funções específicas para filmagem, mas têm conquistado tanto amadores quanto profissionais de vídeo, pois oferecem ótima qualidade de imagem e muita versatilidade, com um grande número de lentes intercambiáveis. Têm poucos recursos de áudio e armazenamento.

(Folha Online)

Anúncios