Operação Goliath: Polícia Federal faz busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Ceará

A Polícia Federal do Ceará apreendeu documentos ontem no gabinete do deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB-CE), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, em Fortaleza (CE). Dois funcionários da Casa, sendo um lotado na primeira-secretaria, foram presos temporariamente. Albuquerque é ligado ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

A apreensão faz parte da Operação Goliath –uma referência ao gigante bíblico Golias–, que desarticulou uma suposta quadrilha que desvio de recursos públicos em cerca de dez municípios cearenses e em órgãos do governo do Estado. Segundo a PF, foram desviados cerca de R$ 30 milhões.

O superintendente da PF no Ceará, Aldair da Rocha, disse que o deputado Zezinho Albuquerque não é investigado, mas sim a servidora de seu gabinete.

Segundo ele, há suspeitas de desvio de dinheiro em licitações de obras civil e locação de veículos.

No total, foram cumpridos três mandados de prisão e nove de busca e apreensão.

Foram presos os servidores Maria Lúcia Ramos Martins e Jânio Falcão do Carmo, que também são, respectivamente, funcionária e dono de uma locadora de veículos. Em Trairi (CE), foi preso o empresário Mirgon de Oliveira Oiteral. Os outros dois suspeitos estão foragidos. A reportagem não conseguiu falar com os presos nem com seus advogados.

Nossa equipe não conseguiu falar com o deputado Zezinho Albuquerque. Ele não atendeu às ligações nem respondeu aos recados deixados em seu gabinete. O governo do Ceará disse que não ia comentar o assunto, pois a PF não citou quais os órgãos estão sob investigação.

O presidente em exercício da Assembleia, deputado Gony Arruda (PSDB-CE), disse que a ação da PF foi exclusivamente ligada aos servidores e que não há envolvimento do deputado ou da Casa. “Não houve invasão e foi tudo absolutamente educado, sem nenhum tipo de estardalhaço”, disse.

(Folha Online)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s