Che Guevara em cena de 'Memória cubana', documentário de Alice de Andrade e Iván Nápoles que será exibido no Cine Ceará (Foto: Reprodução)

A organização do XX Cine Ceará, tradicional festival de cinema de Fortaleza dedicado à produção nacional e iberoamericana, anunciou nesta segunda-feira (31) os títulos dos oito longa-metragens que disputarão prêmios no evento.

Entre os filmes, há dois inéditos: “El último comandante”, coprodução de Brasil e Costa Rica dirigida por Vicente Ferraz e Isabel Martínez, e “Memória cubana”, documentário de Alice de Andrade e Iván Nápoles.

Também estará no festival o longa “Estrada para Ythaca”, já premiado no Festival de Tiradentes no início do ano e dirigido pelos cearenses Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes.

Completam a lista o argentino “O último verão de la Boyita”, de Julia Solomonoff; “Do amor e outros demônios”, da colombiana Hilda Hidalgo; o espanhol “A mulher sem plano”, de Javier Rebollo; “Alamar”, do mexicano Pedro González Rubio; e finalmente a coprodução Cuba-Venezuela-Rússia “Lisanka”, de Daniel Diaz Torres.

O XX Cine Ceará será realizado entre 24 de junho e 1º de julho. Os vencedores do Troféu Mucuripe serão escolhidos nas categorias direção, fotografia, edição, roteiro, direção de arte, ator e atriz.

Além dos longa-metragens, o evento também terá competição de curtas-metragens e uma mostra paralela dedicada aos filmes que retratam o Muro de Berlim e os seus efeitos no mundo.

Nesta edição, o festival também homenageará os atores José Wilker e Patrícia Pillar, o cineasta brasileiro Ruy Guerra e o peruano Francisco J. Lombardi.

(Portal G1)

Anúncios