No Brasil, Rede Virtual e 15 jardins zoológicos puxam as festividades

Para essa turminha, conhecer a diversidade da vida, ou biodiversidade, é também divertido: As crianças que chegam ao Zoo são convidadas a fazer e se transformar na biodiversidade brasileira. Capivaras, onças, lobos-guarás, saguis, tamanduás, quatis, urubus-reis, papagaios, gaviões reais e corujas. Vestidinhas com máscaras dos bichos de nossa fauna, que elas mesmas montaram, elas aprendem sobre seus hábitos, curiosidades e desafios para a conservação. No dia 22 de maio, sábado, essa cena se repetirá em 15 jardins zoológicos espalhados pelo Brasil e no jardim botânico de Manaus com cerca de 20 mil crianças. As máscaras são do livro “Máscaras da fauna brasileira – Faces para o ensino e divulgação da ecologia, etologia, zoologia e educação ambiental” de autoria de Daniele Cristina de Souza e Antônio Fernandes Nascimento Júnior, ainda inédito.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, haverá caminhada pela biodiversidade e pelo clima no Parque Trianon. As pessoas que passarão pela calçada em frente ao MASP no sábado de manhã serão convidadas de forma criativa a uma aventura na floresta, que está logo ali, no Parque Trianon, onde obras de arte e espécies da Mata Atlântica encantarão a todos.

Em Padre Bernardo, Goiás, as mulheres do grupo Sabor do Cerrado guiam convidados pelo Cerrado, e ensinam como fazer a biodiversidade virar quitutes deliciosos.

Em comemoração ao Dia da Biodiversidade e do Dia da Mata Atlântica, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, e com apoio da GTZ e KfW, está organizando em São Paulo, SP, o “Seminário sobre Sustentabilidade e Conservação da Mata Atlântica” para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Internacional da Biodiversidade.

E não pára por aí: na Internet, a Rede Dia da Biodiversidade 2010 (www.diadabiodiversidade.ning.com) reúne os internautas que pretendem celebrar a biodiversidade das mais variadas formas, do plantio de mudas a rodas de histórias com estudantes, de eventos acadêmicos a manifestações.

Em um país tão complexo e de grande porte como o Brasil, qualquer estratégia para celebrar o Dia da Biodiversidade teria de ser distribuída pelos diferentes biomas, envolver diversos setores da sociedade e ser vista por milhões de pessoas. A estratégia adotada combina eventos educativos e culturais que valorizam a importância da biodiversidade, onde pode ser vista (jardins zoológicos, jardins botânicos e parques) e Internet (tecnologias interativas de ferramentas da Web 2.0, como redes sociais e blogs), chamando a atenção da mídia e, espera-se, TV e rádio. A promoção é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, GTZ, KfW, governo alemão, Revista Geo Brasil, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio, WWF-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, e Sociedade Zoológica Brasileira, com a participação importante de 15 jardins zoológicos brasileiros, Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus e Movimento Aquecimento Global I Care.

Brasil: Mega e diverso

Os 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil representam quase a metade da América do Sul, abrangem uma das maiores regiões tropicais costeiras do mundo, e seis biomas: florestas tropicais úmidas predominam nos biomas Amazônia e Mata Atlântica; floresta seca é a vegetação original na maioria do bioma Caatinga; savanas cobriam a maior parte do bioma Cerrado; as maiores áreas úmidas do mundo estão no bioma Pantanal; e pradarias predominam na região mais meridional do Brasil, no bioma Pampa. Em cada um desses biomas, o Brasil conta com índices recordes no número de espécies. Estima-se que mais de 20% das espécies do mundo ocorrem no Brasil.

Infelizmente, muitas das espécies nativas do Brasil estão ameaçadas pela expansão da agricultura e pastagens. Várias medidas foram tomadas para reduzir a taxa de perda de biodiversidade no país, inclusive uma expansão recorde do sistema de áreas protegidas pelo governo federal e governos estaduais, com apoio de ONGs, fundos e governos internacionais, como do governo da Alemanha. Os resultados podem ser vistos, por exemplo, na grande redução da taxa de desmatamento na Amazônia. No entanto, cerca de 190 milhões de pessoas buscam melhoria das condições socioeconômicas e o país enfrenta o desafio de promover o desenvolvimento, mantendo (e sabendo aproveitar) a imensa riqueza biológica e a riqueza associada a culturas e modos de vida tradicionais: a sociodiversidade.

As maiores taxas de desmatamento ocorrem na Amazônia e no Cerrado, onde o conflito entre desenvolvimento e conservação é mais sentido, e onde soluções criativas, que envolvem conhecimentos tradicionais e biodiversidade, são mais comuns. No entanto, a maioria dos brasileiros vive em áreas urbanas localizadas no bioma Mata Atlântica, onde restam apenas fragmentos ameaçados da floresta.

O Ano Internacional da Biodiversidade: muito a ser feito ainda

2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade e é também o ano em que vence uma das principais metas da Convenção da Diversidade Biológica, assinada na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), de reduzir, significativamente, a extinção das espécies. A mesma meta existe no âmbito dos Objetivos do Milênio. O Brasil fez, nos últimos anos, avanços significativos quanto à conservação da natureza, mas a perda da biodiversidade continua e essa riqueza continua pouco aproveitada pelo país. Este é o ano de fazer uma avaliação sobre o sucesso das políticas de conservação, uso sustentável e geração e distribuição dos benefícios da biodiversidade, no Brasil e no mundo, e educar a sociedade sobre o valor da biodiversidade.

Serviço

Dia da Biodiversidade no Zoo – 22 de maio em 15 Zoológicos brasileiros. Veja a lista: Zoológico de Bauru – SP, Zoológico de Brasília – DF, Zoológico Tropical Hotel de Manaus – AM, Zoológico de Ilha Solteira – SP, Zoológico de São Bernardo do Campo – SP, Zoológico de Belo Horizonte – MG, Zoológico de Porto Alegre – RS, Parque Cyro Gevaerd / Zoo de Balneário Camboriu – SC, Zoológico de Curitiba – PR, Parque Zoológico Mangal das Garças – PA, Gramado – RS, Zoológico de João Pessoa – PB, Zoológico de Recife – PB, Parque Ambiental Chico Mendes – ACRE e Zoológico de São Carlos – SP. Confira a programação em cada zoo. As atividades podem ocorrer só no dia 22, ou se prolongar por mais dias. Alguns zoos estão abrindo para escolas. Outros estão adicionando atividades culturais. Além dessas atividades, o Zoológico de Brasília e o Zoológico de Frankfurt/Main, Alemanha, aproveitam o grande dia da Biodiversidade para estreitar sua cooperação: os diretores dos dois zoos assinarão um termo de parceria promovendo o intercambio científico e em educação ambiental para a conservação da biodiversidade.

Qual a biodiversidade do Jardim Botânico de Manaus? O Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus realizará no dia 22 de maio uma mostra da biodiversidade encontrada na Reserva Ducke. Além das máscaras, haverá uma diversidade de pesquisadores, incluindo especialistas em formigas, sapos, pássaros, borboletas, outros invertebrados, lagartos, plantas, peixes e invertebrados aquáticos, mamíferos, etc.
Biodiversidade na Paulista – Movimento Aquecimento Global I Care – 22 de maio – São Paulo.
Manifestação na Av. Paulista, em frente ao MASP, com passeio pelo Parque Trianon, das 10 às 13hs.

Evento Eco-Gastrômico no Cerrado – Dia 22 de maio – Padre Bernardo (GO) – 80 km de Brasília. Passeio no Cerrado, preparação de alimentos e degustação com o grupo Sabor do Cerrado. Vagas limitadas.

Seminário sobre Sustentabilidade e Conservação da Mata Atlântica dia 22 de maio de 2010, no Auditório do Museu Afro Brasil, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, Parque Ibirapuera em São Paulo, SP. O Seminário será aberto pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Informações

– Andreas Gettkant (GTZ) – Tel: 61 2028-2150 ou 2148 e E-mail: andreas.gettkant@gtz.de
– Ronaldo Weigand Jr. (consultor) – Tel: 61 8166-6074 e E-mail: ronaldo@naveterra.net
– Editora Escala – Julia Furquim – Tel.: 11 3855-2126 e E-mail: julia.furquim@escala.com.br
www.diadabiodiversidade.ning.com

(www.blogfunbio.org.br)

Anúncios