Nesta segunda feira, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 começou a rodada de vistorias aos estádios da região nordeste que serão sede do torneio. A primeira parada foi no Castelão, em Fortaleza. A vistoria começou às 14 horas (de Brasília) e foi acompanhada pelo secretário de esporte do estado, Ferrúcio Feitosa. Durante cerca de 30 minutos, o comitê, formado por três pessoas e chefiado pelo consultor técnico da Fifa, Carlos de la Corte, inspecionou as estruturas interna e externa do estádio.

Em entrevista coletiva, no final da visita, o secretário de esportes disse que a comitiva ficou impressionada com a estrutura que o estádio dispõe, principalmente em seu entorno e das vias que dão acesso ao Castelão.

– Eu estou satisfeito com a vinda da comitiva ao Ceará. Eles vieram ratificar o projeto que nós apresentamos. O Castelão é o único estádio do Nordeste que concorre para sediar uma semifinal – ressaltou Feitosa.

O projeto de reforma do estádio está orçado em R$ 452 milhões e pretende transformá-lo em uma arena. Prevê o avanço das cadeiras em 20 metros, o que aumenta a capacidade de público dos atuais 60.326 para 66.700 lugares, a cobertura total da arquibancada, a adequação de rampas e escadas de acesso, a colocação de assentos retráteis para os torcedores e a construção de um edifício-garagem no subsolo para 1.750 veículos. O Governo do Estado aposta para dezembro de 2012 o fim das obras.

Com relação ao atraso nas obras, que deveriam ter começado no dia 3 de maio, de acordo com o cronograma da Fifa, mas que ainda não foram iniciadas, o secretário disse que o motivo foram os prazos não permitiram. Além disso, ele garante que o vencedor da licitação será anunciado até o final do mês e a obras iniciada imediatamente.

– A Copa do Mundo é de suma importância para o estado do Ceará – observou o secretário, revelando que 11 empresas disputam a concorrência pública e o vencedor terá o direito de gerenciar o estádio por oito anos.

De Fortaleza, o Comitê segue nesta terça-feira para Natal, quarta para Recife e termina essa etapa de vistorias em Salvador, na quinta-feira.

Projeto do Castelão para Copa 2014


(Globo Esporte)