Até o dia 16 de maio, as entidades sindicais de todo país devem realizar encontros, congressos e assembleias estaduais ou regionais para eleger delegados ao 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), evento programado para o período de 28 e 30 de maio, em São Paulo. Esses eventos serão abertos à participação de todos os bancários da empresa.

Os encontros das entidades sindicais começaram no último sábado, dia 8 de maio, quando o Sindicato dos Bancários do Piauí promoveu o 1º Encontro Estadual dos Empregados da Caixa. A pauta debatida, na ocasião, incluiu temas como reestruturação da Caixa, Plano de Funções Gratificadas (PFG), tíquete dos aposentados, Saúde Caixa, Funcef, jornada de trabalho (7ª e 8ª horas), papel social da Caixa e organização do movimento. O encontro também elegeu os delegados piauienses para o 26º Conecef.

Outras entidades sindicais também já definiram a programação de seus eventos. Nesta terça-feira, dia 11 de maio, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza uma assembleia com empregados da Caixa com vistas ao 26º Conecef. Na mesma data, mas em fórum específico, haverá um encontro de aposentados da empresa para a escolha dos três delegados pernambucanos do segmento para o Congresso Nacional dos Empregados da Caixa.

O 9º Congresso Estadual dos Bancários de Alagoas, por iniciativa do Sindicato dos Bancários, acontece de 14 a 16 de maio, no município de Passo do Camaragibe (AL). Caberá a esse evento discutir os assuntos pertinentes à campanha salarial 2010.

Na base da Federação dos Empregados Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, acontecem dois encontros. Nos dias 13 e 14 de maio, ocorre o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa do Espírito Santo. Já no dia 15 é a vez do Encontro Estadual dos Empregados da Caixa no estado do Rio de Janeiro, a partir das 9 horas.

O Sindicato dos Bancários do Ceará realiza o Encontro Estadual dos Bancários da CEF e BB no dia 15 de maio, de 09h00 às 13h00, no Ponta Mar Hotel (AV. Beira Mar, 2200) em Fortaleza.

Também em 15 de maio acontece o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa de São Paulo, que elegerá os delegados para o 26º Conecef. O evento acontece na Quadra do Sindicato de São Paulo, na capital. A Fetec Parané realiza também no dia 15 o Econtro Estadual dos Bacnários da Caixa, para escolher os delegados ao 26º Conecef.

Ainda no dia 15 de maio, o Sindicato dos Bancários de Brasília promove o Congresso Distrital dos Empregados da Caixa. O objetivo do evento é aprofundar as discussões e sugestões que serão levadas para o 26º Conecef, além de eleger os delegados do Distrito Federal para esse evento nacional. Nesta data, acontece também o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa do Pará, organizado pelo Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.

Os bancários da Caixa de Minas Gerais também se reúnem no dia 15 de maio, a partir das 9h, na Sede Campestre da APCEF-MG para o 19º Encontro Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal do estado.

Na base da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa será realizado dias 15 e 16 de maio, em Porto Alegre (RS). O evento escolherá os 20 delegados da ativa, os 10 aposentados e três observadores gaúchos para o congresso nacional.

Rumo ao 26º Conecef

Em todos esses encontros, haverá discussão específica sobre a pauta do 26º Conecef. A estimativa é de que esse evento nacional reúna um total de 391 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores.

Encerra-se em 20 de maio o prazo para a inscrição das delegações e envio à Contraf-CUT (contrafcut@contrafcut.org.br) dos relatórios dos fóruns preparatórios. A inscrição dos delegados ao 26º Conecef deve ser feita eletronicamente, em link a ser disponibilizado oportunamente.

Os membros da CEE/Caixa participam do 26º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela Contraf/CUT, embora o pagamento da taxa de inscrição esteja sob a responsabilidade de sua entidade de origem. Com direito apenas a voz, os observadores podem ser indicados no limite de até 10% da delegação efetiva.

Para o 26º Conecef, o critério de participação foi estabelecido em um delegado para cada 300 empregados da Caixa na base, ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual e garantindo-se dois delegados por estado, no mínimo. A mesma proporcionalidade será aplicada para os delegados aposentados, garantindo-se no mínimo um por estado.

Tal como ocorreu no ano passado, a edição 2010 do Conecef acontece de maneira desvinculada do processo da campanha nacional salarial da categoria bancária, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente.

Os pontos do temário do 26º Conecef são conjuntura, papel da Caixa no desenvolvimento social do Brasil, organização do movimento, isonomia, carreira, jornada, Funcef/Prevhab, aposentados, saúde do trabalhador, Saúde Caixa, segurança bancária, reestruturação e correspondentes bancários, entre outros assuntos.

Fonte: Contraf- CUT, com Fenae

Anúncios