BRASÍLIA. A volta ao crescimento econômico já se espalhou por toda a atividade industrial.

Segundo sondagem divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os níveis de emprego, produção e utilização da capacidade instalada aumentaram no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período no ano passado.

A pesquisa mostra que o indicador de emprego na indústria alcançou 55,5 pontos no primeiro trimestre — maior valor desde o terceiro trimestre de 2004. Valores acima de 50 pontos indicam expansão. Já o índice de produção alcançou 62,9 pontos no mesmo período.

“A produção aumentou de forma intensa e disseminada em março. A indústria alimenta um ciclo virtuoso: o crescimento da atividade aumenta o emprego industrial, que dá impulso à evolução do consumo das famílias, que estimula a atividade”, afirma a sondagem da CNI.

— A gente está encerrando o primeiro trimestre quase que totalmente superando os efeitos da crise financeira internacional — disse o gerente-executivo da CNI, Renato da Fonseca.

Segundo o documento, o uso da capacidade instalada das empresas fechou o primeiro trimestre em 74%. Já no mesmo período de 2009 — quando a economia estava sob o impacto da crise e desaquecida — esse valor era de 68%. A alta desse indicador é um dos fatores levados em consideração pelo Banco Central (BC) na hora de decidir sobre o comportamento das taxas de juros.

A preocupação da autoridade monetária é que o forte aumento da utilização da capacidade instalada em função da demanda acabe levando a um aumento dos preços e gerando inflação.

No entanto, segundo a CNI, é possível observar que o indicador de 2010 está próximo ao registrado nos três primeiros meses de 2008, que era de 75% sem pressionar os preços.

As projeções também são positivas.

O índice de expectativa de demanda relativo a abril ficou em 65,7 pontos, superando em 17,4 pontos o valor observado em abril de 2009. Mas ainda há preocupação com relação ao acesso ao crédito. Esse indicador ficou em 45,3 pontos no primeiro trimestre.

(O Globo)

Anúncios