Depois de chegar na segunda colocação da edição do ano passado da Maratona de Londres, o etíope Tsegaye Kebede venceu a tradicional prova disputada na capital inglesa na manhã deste domingo para quebrar a hegemonia estabelecida pelo Quênia na prova masculina nos últimos anos.

Com o tempo de 2h05min18s, o melhor de sua carreira na distância, Kebede garantiu a vitória. Com vantagem significativa, ele cruzou a linha de chegada um minuto antes do queniano Emmanuel Mutai, que lutava para conseguir o sétimo triunfo seguido para o país. O marroquino Jaouad Gharib, dono de dois títulos mundiais, completou o pódio.

Kebede, 23 anos, ganhou o bronze nas Olimpíadas de Pequim-2008 e no Mundial de Berlim-2009. Na Maratona de Londres-2009, ele perdeu uma acirrada disputa com o queniano Sammy Wanjiru, que volta de uma lesão nas costas e não completou a prova de 2010.

Atual campeão mundial, o também queniano Abel Kirui foi o quinto. Já Zersenay Tadesse, que chegou embalado pelo recorde mundial de meia maratona estabelecido em Lisboa, decepcionou e fez 2h12min02s, uma marca considerada alta para um atleta de seu nível.

Na prova feminina, a russa Liliya Shobukova venceu com o tempo de 2h21min59s a sua segunda maratona em três disputadas. Terceira colocada no ano passado e ganhadora em Chicago há seis meses, a atleta de 32 anos fez uma dobradinha com a compatriota Inga Abitova. A etíope Aselefech Mergia completou o pódio.

(Correio Brasiliense)

Anúncios