RIO – Com a ajuda de seis meses de receita da rede de eletrônicos Ponto Frio, o Grupo Pão de Açúcar desbancou o Carrefour em faturamento em 2009 e passou a ocupar a primeira posição do ranking de supermercados no Brasil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com o 33º ranking elaborado pela entidade, no ano passado, o Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 26,2 bilhões, seguido pela rede francesa Carrefour, que em 2008 liderava a lista, com receita de R$ 25,6 bilhões, e pela americana Wal-Mart (R$ 19,7 bilhões), em terceiro lugar.

Se consideradas as 20 maiores redes de supermercados do Brasil, o faturamento do setor cresceu 17,5% em 2009 ante o ano anterior, somando R$ 96,5 bilhões.

Apesar de toda a agitação no setor de eletrônicos, com as recentes incorporações do Ponto Frio e Casas Bahia pelo Pão de Açúcar, na opinião do analista de varejo da corretora SLW, Cauê Pinheiro, não há perspectivas de fusões na área de supermercados.

Veja ainda: Pão de Açúcar e Casas Bahia reveem fusão.

– A distância das outras empresas no ranking dos maiores supermercados é muito grande – explica Pinheiro, acrescentando que o Pão de Açúcar é a única rede brasileira com capital aberto.

Segundo o ranking da Abras, as 4ª e 5ª grandes do setor no Brasil, a sergipana GBarbosa e a gaúcha Zaffari, tiveram faturamentos em 2009 que representam um décimo da gigante Pão de Açúcar, R$ 2,1 bilhões e R$ 2,5 bilhões, respectivamente.

(O Globo Online)